Suspeitos dizem que mudaram rota de doações no RJ para tomar banho

Suspeitos dizem que mudaram rota de doações no RJ para tomar banho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Os dois irmãos presos em flagrante na noite de segunda-feira (17), suspeitos de desviarem um caminhão com doações para as vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro , alegaram, nesta terça-feira (18), que antes de subir a Serra decidiram passar em casa para tomar banho. A dupla pode responder por corrupção de menor e furto qualificado, segundo a polícia. Eles estão presos na 35ª DP (Campo Grande), que investiga o caso.

“O Viva Rio deu ordem para que o caminhão fosse para Friburgo ou Teresópolis. Depois de isso, decidimos antes de subir a serra, passar em casa para tomar banho”, disse um dos suspeitos em depoimento à polícia. Ele disse ainda que os vizinhos teriam sido avisados que a dupla estaria recolhendo alimentos e rapidamente teriam feito um mutirão. “Fui tomar banho, enquanto isso, avisamos aos vizinhos que levaram suas doações que eram postas dentro do caminhão”, disse ele.

Segundo o delegado Luiz Cláudio Cruz, da 35ª DP (Campo Grande), os vizinhos serão chamados para prestar esclarecimentos.

O caminhão foi encontrado por volta das 20h, na Estrada do Magarça, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o relações públicas da PM, coronel Lima Castro, o veículo foi oferecido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para transportar os donativos arrecadados pela Polícia Militar, em parceria com a ONG Viva Rio.

Ainda segundo ele, todos os caminhões usados para o transporte dos donativos são fiscalizados e monitorados pela Polícia Militar e, em alguns casos, os veículos são escoltados. A PM informou que um adolescente, que também estava no veículo, foi detido.

Uerj pretende demitir motorista

O reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, afirmou ao G1 que o motorista, funcionário concursado da universidade há 10 anos, será demitido. “A lei me obriga a instaurar um inquérito, o que já foi feito, e ele provavelmente será demitido, o que é lamentável. É um funcionário nosso com uma história limpa e que cometeu esse ato leviano e inadmissível”, disse ele. Em seguida, concluiu: “Assinarei a demissão dele com muito pesar porque é um ato de desumanidade. Envergonha a universidade, o serviço público e o ser humano”.

De acordo com o reitor, a universidade continuará recolhendo e transportando donativos. “Nossa universidade tem tradição em sempre apoiar e ser solidária em situações de crise no Rio, e uma pessoa dessa, desqualificada, comente um ato dessa natureza. A universidade não terá complacência, esse rapaz é um irresponsável”, disse.

Ainda segundo a PM, dois policiais à paisana passavam pela região, quando desconfiaram do caminhão. Durante abordagem, o motorista afirmou aos policiais que tinha ordens de pegar as doações no 6º BPM (Tijuca) e depois levá-las para o 12º BPM (Niterói), que é a central de arrecadação. No entanto, ele não soube explicar por que estava em Campo Grande.   Ação conjunta

Em parceria com a ONG Viva Rio, a Polícia Militar realiza uma campanha de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas que atingira a Região Serrana na semana passada. O coronel Lima Castro contou que a corporação faz um levantamento com a Viva Rio antes de enviar os donativos. Os caminhões são oferecidos por voluntários para fazer o transporte.

De acordo com ele, mais de 70 caminhões carregados de doações já foram enviados para a Região Serrana. Ele pede para que a população continue ajudando a polícia a arrecadar os mantimentos para as famílias de desabrigados. Ele afirmou que todos os veículos são monitorados. Se o caminhão não chegar ao seu destino, segundo ele, a PM ficará logo sabendo.

Número de mortos passa de 670

A tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana já causou mais de 670 mortos desde terça-feira (11).    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições