Tarifa do metrô de Salvador será gratuita em fase inicial

Tarifa do metrô de Salvador será gratuita em fase inicial

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

A primeira série de reportagem da TV Bahia sobre a mobilidade urbana da capital baiana, exibida nesta segunda-feira (4), discutiu o sistema do metrô. De acordo com o secretário da Casa Civil da Prefeitura, João Leão, o percurso de seis quilômetros deve começar a funcionar em dezembro deste ano, com tarifa gratuita.

“A parceria com o Ministério das Cidades prevê que, nos primeiros meses, as passagem sejam de graça para que a população se acostume com este tipo de transporte. Foi assim no Rio de Janeiro, em São Paulo e em todas as cidades que adotaram o sistema”, afirma.

As obras do metrô de Salvador estão em pauta há onze anos. Até o momento, foram gastos mais de R$ 700 milhões para o que será o menor metrô do Brasil. O projeto inicial pretendia a construção de doze quilômetros de percurso, entre a Estação da Lapa e a de Pirajá.

Reduzido pela metade, o Tribunal de Contas da União exigiu que o Exército brasileiro acompanhasse o desenvolvimento das obras em março deste ano. A previsão é de que o Exército entregue um relatório, que deve constar informações sobre superfaturamento e custo para a conclusão, ainda nesta semana. A data exata, no entanto, não foi informada. Para a conclusão das obras do metrô, a Prefeitura pretende buscar mais recursos e fazer nova licitação.

“Além de ampliar e duplicar o sistema viário, vamos criar uma rede multimodal envolvendo o trem do subúrbio, metrô e BRT, além do transporte convencional”, explica o coordenador da Secretaria de Transportes, Francisco Ulysses.

De acordo com João Leão, ainda não há noção da tarifa a ser paga apenas para o metrô, apenas o valor do transporte integrado, que deve ficar em torno de R$ 3.              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições