MENU

Tarifas de ônibus intermunicipais de SP já estão 8,88% mais caras

Tarifas de ônibus intermunicipais de SP já estão 8,88% mais caras

Atualizado: Sexta-feira, 16 Setembro de 2011 as 8:07

As tarifas dos ônibus das linhas intermunicipais - exceto as que operam dentro de regiões metropolitanas - estão 8,88% mais caras a partir da 0h desta sexta-feira (16).  A Agência Reguladora de Transportes Públicos Delegados do Estado de São Paulo  (Artesp) afirma que esse é o primeiro reajuste autorizado em 18 meses e está abaixo da inflação.

Segundo a Artesp, o cálculo do reajuste representa a recomposição de custos operacionais entre janeiro de 2010 e junho de 2011. O índice inflacionário do período, pelo IPCA, ficou em 10,01%. Segundo a Artesp,  para  obter mais informações sobre o novo preço das passagens é preciso entrar em contato diretamente com  cada empresa de ônibus.

Foram consideradas as variações de diversos itens como os salários da categoria reajustados em cerca de 23% nos dois últimos dissídios da categoria e o custo de pneus que subiu até 29,95%.

A Artesp afirma que mais de 446 veículos 0 km foram incluídos na frota do transporte intermunicipal do estado de São Paulo no ano de 2010. 

A Artesp regulamenta e fiscaliza a operação do sistema de transporte intermunicipal de passageiros em todo o estado, exceto nas ligações de competência da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) em áreas circunscritas às regiões metropolitanas de São Paulo, de Campinas e Baixada Santista.        

veja também