Tartaruga encontrada em Santos é içada e levada para alto-mar

Tartaruga encontrada em Santos é içada e levada para alto-mar

Atualizado: Sexta-feira, 25 Março de 2011 as 12:33

A tartaruga-de-couro encontrada na semana passada em uma praia de Santos foi içada do Aquário Municipal da cidade na manhã desta sexta-feira (25) e levada para a embarcação que irá devolvê-la à natureza. A tartaruga gigante será solta em um ponto a 40 km da costa. A viagem até o local tem duração prevista de quatro horas.

No total, 16 pessoas estão diretamente envolvidas no transporte do animal, que tem apoio da Marinha. O processo começou no início da manhã. A tartaruga foi içada do aquário e colocada em uma pequena piscina, na qual foi transportada até o Porto de Santos. Lá, foi içada novamente e colocada em um rebocador. A embarcação deixou o Terminal da Marinha às 11h30.     A tartaruga ainda não está 100% recuperada. O problema, no entanto, é com a alimentação. Ela só se alimenta de águas-vivas e está há uma semana sem comer – para se alimentar,

precisa retornar ao habitat natural.

A espécie, ameaçada de extinção, foi avistada por pescadores durante a madrugada do dia 17. Ela chegou ao Aquário Municipal de Santos com cicatrizes na cabeça e outras no casco. Biólogos estimaram sua idade: entre 60 e 90 anos. Ela pode viver cerca de 300.

O animal apresentou um quadro de infecção intestinal e foi tratado à base de soro, estimulantes intestinais e antibióticos.

veja também