MENU

Tartaruga gigante e rara encontrada em praia se recupera em Santos

Tartaruga gigante e rara encontrada em praia se recupera em Santos

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 2:13

A tartaruga-de-couro encontrada na última quinta-feira (17) em uma praia de Santos, no litoral de São Paulo, continua em recuperação no aquário da cidade. Conhecida também como tartaruga gigante, por ser a maior da espécie, o animal chegou ao Aquário Municipal de Santos com cicatrizes na cabeça e outras no casco. Biólogos estimam que ela tenha entre 60 e 90 anos e que possa viver cerca de 300.

Segundo a Secretaria de Turismo de Santos, o animal apresenta um quadro de infecção intestinal, apontado por um exame. De acordo com os biólogos, a tartaruga está respondendo bem ao tratamento à base de soro, estimulantes intestinais e antibióticos. O aparelho intestinal do animal, que pesa mais de 400 kg, voltou a funcionar. Além disso, ela já consegue se equilibrar.     A espécie, ameaçada de extinção, foi avistada por pescadores durante a madrugada de quinta. Ela foi levada por dois mergulhadores para a rampa em frente ao Clube Internacional, na Ponta da Praia. Com a cabeça, as nadadeiras e a carapaça protegidas por uma manta plástica, a tartaruga foi envolvida numa rede e içada para um caminhão, cedido pelo Jardim Botânico.

Nove pessoas foram mobilizadas para transportar a tartaruga, que foi instalada em tanque de 2,5 m de diâmetro e 2 mil litros de água salgada.    

veja também