MENU

TCU aponta atrasos em liberação de recursos para obras da Copa

TCU aponta atrasos em liberação de recursos para obras da Copa

Atualizado: Terça-feira, 19 Abril de 2011 as 8:24

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou nesta segunda-feira (18) um relatório sobre as obras para a Copa do Mundo de 2014. Segundo o documento, dos R$ 3,5 bilhões previstos para a construção e reforma de estádios, apenas R$ 6 milhões foram liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) até o momento. Menos de 0,5% do total previsto.

Na análise do TCU, o atraso na liberação dos recursos é um dos motivos para o atraso das obras. O tribunal também destacou que os estádios de Brasília, Natal, Cuiabá e Manaus correm o risco de não gerarem dinheiro suficiente para cobrir os cursos de manutenção da estrutura depois da Copa.

Sobre os aeroportos, o TCU declarou que somente o de Guarulhos, em São Paulo, e o do Rio de Janeiro já começaram as obras. A Infraero ainda não se manifestou sobre o relatório do TCU. O Ministério do Esporte afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Na semana passada, em resposta a um estudo do IPEA, que criticou o atraso nas obras nos aeroportos, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, disse que o cronograma estava sendo cumprido. Sobre os estádios, o Comitê organizador da Copa informou que, apesar de grande parte dos recursos ainda não ter sido liberada, nenhuma obra parou até o momento. O comitê declarou que está em contato permanente com o BNDES e considera que não há motivo de preocupação.

veja também