Teatro Municipal reabre para o público de SP no dia 12 de junho

Teatro Municipal reabre para o público de SP no dia 12 de junho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:41

Teatro Municipal reabre em junho após reforma (Foto: Juliana Cardilli/G1)

  O Teatro Municipal de São Paulo será reaberto no mês de junho após ficar fechado para obras de restauro e modernização desde setembro de 2009. Nos dias 10 e 11 de junho será realizada a abertura para convidados, e no dia 12 de junho serão retomadas as apresentações para o público em geral. O concerto de reabertura no dia 12 será realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal, Coral Lírico e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Os ingressos começam a ser vendidos no dia 2 de junho, na bilheteria do Municipal ou pelo telefone 11 4003-1212. O teatro celebra no dia 12 de setembro seu centenário, por isso a reabertura programada para este ano. A programação inclui 94 apresentações previstas para 2011 – as apresentações podem ser consultadas no site da Prefeitura .

As obras custaram R$ 7,2 milhões e foram financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foi feito o restauro da fachada e da área nobre e a modernização do palco, que agora, segundo a Prefeitura, está preparado para receber qualquer espetáculo.

Junto com a reabertura, a administração municipal anunciou que o prefeito Gilberto Kassab sanciona nesta sexta-feira (27) o projeto de lei que cria a Fundação Theatro Municipal de São Paulo – uma fundação de direito privado que contará com a parceria de uma Organização Social (OS) para administrar o teatro.

“Foi um trabalho de cinco anos para tentar encontrar uma estrutura jurídica que possa enfrentar os problemas do teatro”, disse o secretário municipal de cultura, Carlos Augusto Calil. “A criação dessa fundação nos permitirá ter mais agilidade na gestão do teatro em relação principalmente à produção que lá acontece”, afirmou Kassab.

Estacionamento

A Prefeitura também divulgou um projeto de construção de um edifício-garagem ao lado do teatro, na esquina das ruas 24 de Maio e Conselheiro Crispiniano. O estacionamento iria suprir a demanda criada pelo Municipal durante os espetáculos e também a necessidade diurna de quem passa pelo Centro da cidade. “É inconcebível no mundo de hoje que nós não tenhamos um estacionamento para o Teatro Municipal”, disse Kassab.

O edifício está sendo projetado para não interferir na arquitetura ao seu redor, e terá, pela previsão da Prefeitura, elevadores articulados vertical e horizontalmente para o transporte dos veículos. O acesso dos carros será feito pelo subsolo – o térreo e o mezanino serão ocupados por lojas e serviços.

Segundo o projeto, o estacionamento terá 678 vagas, distribuídas em 12 pavimentos – em alguns pontos, ele terá apenas seis pavimentos, como na região mais próxima ao teatro. Uma segunda fase, que ainda não foi elaborada, pretende criar um túnel de acesso ao subsolo do Municipal.

A Prefeitura não deu prazos para o início da construção e a entrega do estacionamento – disse apenas que é um projeto prioritário. Valores ainda não foram divulgados. Parte da área onde ele será instalado terá que ser desapropriada, por meio de um decreto de utilidade pública.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições