Tem adversário que tenta ganhar no tapetão, diz Lula sobre multas do TSE

Tem adversário que tenta ganhar no tapetão, diz Lula sobre multas do TSE

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (8) em entrevista a uma rádio do Ceará que tem adversários políticos tentando ''ganhar o jogo no tapetão'' através de representações contra ele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lula já recebeu da corte cinco multas por propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff. Ao ser questionado sobre as penalidades, o presidente disse que pelo cargo que exerce deve ser ''exemplo'' no respeito às leis, mas afirmou que é preciso ''estar atento'' às intenções dos inimigos políticos.

''Existia uma interpretação, essa interpretação foi mudada e, obviamente, cabe ao presidente da República ser o exemplo no cumprimento das leis. O presidente da República não pode transgredir as leis'', disse. ''Mas é importante que a gente fique atento, porque eu estou cheio de adversários, sabe, que, com preocupação de me enfrentar na campanha, começam a querer ganhar o jogo no tapetão'', atacou o presidente.

Lula ressaltou que os excessos durante a pré-campanha devem ser punidos, mas disse que ''tem gente'' torcendo e falando demais sobre o assunto. ''Se houver excesso, obviamente que cada um de nós tem que ser punido. Agora, eu tenho ouvido gente falar demais, torcer demais. Tem gente falando em coisas que não deveria falar demais. Acho que tem gente falando demais sobre essas questões, fazendo insinuação demais'', criticou.

A última multa recebida por Lula foi aplicada pelo ministro substituto do TSE Henirque Neves na última sexta-feira (4). Neves determinou que o presidente pague R$ 7,5 mil por propaganda antecipada em evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Dia do Trabalhador. É a quinta vez que Lula é penalizado por supostamente fazer propaganda em favor de Dilma Rousseff. Os valores somados das penalidades chegam a R$ 37,5 mil.

Por Nathalia Passarinho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições