"Temperatura mais alta deve reduzir casos de gripe suína em SP", diz secretário da Saúde

"Temperatura mais alta deve reduzir casos de gripe suína em SP", diz secretário da Saúde

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O secretário de Saúde do estado de São Paulo, Luiz Roberto Barradas, acredita que o aumento da temperatura verificado nos últimos dias deverá reduzir o número de casos de influenza A (H1N1) – gripe suína. ''Aqui em São Paulo o tempo está começando a esquentar, nós achamos que isso vai ajudar a diminuir a transmissão, o número de casos e, consequentemente, o número de óbitos'', disse em entrevista após participar da inauguração do novo edifício do Hospital do Coração (HCor).

O aumento de temperatura dispensa, segundo Barradas, a necessidade de nova prorrogação das férias escolares. O recesso deveria acabar na semana passada, mas a volta às aulas foi adiada para a próxima segunda-feira (17) por causa da gripe. ''Acreditamos que agora no dia 17 de agosto a situação esteja melhor, o calor já tenha chegado e que nós possamos reiniciar as aulas'', afirmou.

O secretário disse ainda que o número de mortes provocadas pela doença até o momento não supera as estimativas do governo. ''O número do óbitos da doença hoje é aproximadamente aquilo que nós estávamos imaginando que aconteceria para o número de casos que estamos tendo''.

Sobre o uso do medicamento contra a gripe, Barradas ressaltou que o antiviral  deve ser usado em apenas 4% dos casos. De acordo com ele, 96% das pessoas que tiverem a influenza A (H1N1) – gripe suína – ''têm que tratá-la como tratam a gripe comum''.

Barradas disse que o remédio antiviral está disponível somente para crianças menores de 2 anos de idade, idosos com mais de 60 anos,  gestantes e pessoas com baixa imunidade. O restante dos infectados deve tomar medicamentos antigripais convencionais, repousar e ingerir bastante líquido.

O secretário informou que, no último sábado (8), São Paulo recebeu do Ministério da Saúde 15 mil kits para tratamento da doença.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições