Temporal causa deslizamento e deixa população sem água no interior

Temporal causa deslizamento e deixa população sem água no interior

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

O temporal provocou a interrupção do abastecimento de água de parte dos moradores de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A chuva provocou um desmoronamento e a terra atingiu o Rio Batedor, que abastece a cidade e a estação de tratamento. Sessenta mil moradores estão sem água, quase 80% da população do município.

O problema foi provocado por um grande deslizamento de terra na Serra da Mantiqueira, provocado pelas chuvas dos últimos dias. A lama está indo direto para o Rio Batedor, que abastece Cruzeiro. A sujeira chega até o centro de captação e a dificuldade é tratar a água. “Essa lama, quando vem, cai no tanque e entope todos os filtros e a decantação. Então, a produção de água cai muito”, justifica Rafic Simão, presidente do Serviço de Água e Esgoto.

Com a queda na produção de água, 80% da cidade está com o abastecimento irregular. Na região central, os comerciantes já acumulam prejuízos. “A água do reservatório não dá para o período inteiro. Então, a gente optou por abrir só na parte da tarde”, afirma a comerciante Maria Fernanda Guaicuru. E a previsão não é boa. Serão necessários, no mínimo, 15 dias para normalizar a situação. Por isso, a dica é economizar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições