Teresópolis é o primeiro município a receber instalação de emergência

Teresópolis é o primeiro município a receber instalação de emergência

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

Entre os municípios devastados pela chuva na região serranda do Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Teresópolis será a primeira a receber apoio técnico da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), nesta quarta-feira (26).

O presidente da instituição, Jorge Barreto, e o diretor do Ceep (Centro de Estatísticas Estudos e Pesquisas da Ceperj), Epitácio Brunet, irão viajar ao local para instalar o núcleo emergencial CEPERJ/CEEP, para fazer uma avaliação nas dimensões social, econômica, ambiental e institucional através de levantamento de bases de dados.

Barreto explica que a operação do núcleo emergencial, com a presença de técnicos da fundação, será realizada durante 90 dias. Após este período, a prefeitura de Teresópolis fará a instalação com a assistência técnica da Ceperj. De acordo com o diretor Brunet, será instalado também um núcleo no município de Nova Friburgo. Para isso, medidas institucionais e materiais já estão sendo mobilizadas.

O programa de trabalho do núcleo, em Teresópolis, vai operar com dois técnicos da Fundação Ceperj. No mesmo período, haverá um curso para técnicos, com o objetivo de ensiná-los a mexer na base de dados. O curso terá dois módulos de quatro horas cada um e poderá ser frequentado por técnicos e servidores indicados pela prefeitura.

O núcleo emergencial de Teresópolis atuará em área a ser fornecida pela prefeitura ou em local da administração estadual disponível. Serão instalados dois computadores da Fundação Ceperj, equipados com internet e impressoras. Esta prevista também a locação de dois telefones móveis, via rádio.

De acordo com Barreto, o governo do Estado do Rio de Janeiro firmou convênio de assistência técnica com as prefeituras da área declarada de calamidade.

- Consideramos que a assistência técnica da Fundação Ceperj contempla este instrumento institucional. O diretor Epitácio Brunet anunciou que a Fundação Ceperj, através de seu centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas, tem como meta estratégica, a implantação de um sistema de núcleos municipais de informações e dados, em parceria com as prefeituras. Segundo ele, este sistema deverá beneficiar todas as regiões do estado do Rio.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições