Teste com lençol mostrará poluição na cidade de São Paulo

Teste com lençol mostrará poluição na cidade de São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

  Em 1997, a SOS Mata Atlântica fez o teste do lençol, uma campanha que mobilizou a cidade de São Paulo. Janelas das casas deixaram lençóis expostos durante todo o inverno para fazer a medição caseira da qualidade do ar. A TV Globo São Paulo, em parceria com a fundação, irá refazer o teste para ver como está a poluição nos dias de hoje. Você pode participar imprimindo a tabela aqui .

“Algumas pessoas vão achar que isso é banalidade, que não tem nada a ver. Não tem nenhum problema. Quando a gente começava a falar de meio ambiente, todo mundo achava que era sonhador. Hoje, a questão do ambiente está presente em tudo”, fala o diretor da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani.  

O primeiro lençol foi pendurado na casa da estudante Mariana Dib, na região central. “A gente deixa todas as janelas fechadas para ter um diálogo em casa. É muita poluição, muita sujeira e poeira. Estou ansiosa para ver como vai ficar o lençol”, fala ela.

Para saber a quantidade de poluição a que você está exposto, basta anotar o dia em que o lençol foi pendurado e observar a mudança de cor, de acordo com a tabela que vem junto no kit com o pano. “É diferente de você ver aquele relógio que diz a poluição num bairro, num lugar onde você não mora. Quando é na sua casa, a reação é imediata. As pessoas querem atitude e é isso que a gente quer fazer com esse ato simbólico se transforme em reação”, completa Mantovani.

A distribuição dos lençóis será feita sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22) na capital paulista. A ação acontece junto com o “Viva a Mata”, evento comandado pela fundação SOS Mata Atlântica.

Cada pessoa que pegar um lençol vai preencher uma ficha e a cor do pano será acompanhada ao longo do tempo. A experiência é caseira para poder enxergar a poluição.

Os lençóis podem ser retirados no Parque Ibirapuera (Av Pedro Álvares Cabral, s/n) e no Shopping Metrô Tatuapé (Av. Radial Leste, esquina com a Rua Tuiutí), das 9h às 18h, dias 20, 21 e 22 de maio.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições