Testemunhas dizem que que jovem morta após tortura em favela também foi estuprada por traficantes

Testemunhas relatam que jovem morta após tortura em favela também foi estuprada por traficantes

Fonte: EXTRAAtualizado: quinta-feira, 2 de outubro de 2014 às 15:01
Rayssa Christine estava com 18 anos
Rayssa Christine estava com 18 anos

Duas novas testemunhas que prestaram depoimento nesta quarta-feira na 40ª DP (Honório Gurgel) relataram que Rayssa Christine Machado de Carvalho Sarpi, de 18 anos, também foi abusada sexualmente durante a sessão de tortura filmada por traficantes da favela Faz Quem Quer, em Rocha Miranda. As agressões ocorreram na madrugada do último dia 20.

As mesmas testemunhas contaram que o vídeo de cerca de três minutos que correu as redes sociais não foi o único gravado pelos agressores. Haveria ainda outros dois registros: um mostrando o estupro, que teria sido cometido por vários homens; e um terceiro com trechos mais longos da tortura a que Rayssa foi submetida. As imagens estariam todas armazenadas no celular do traficante que fez as filmagens.

Quatro envolvidos já foram identificados, e devem ter a prisão preventiva pedida pelo Ministério Público ainda esta semana. Todos pertencem à facção criminosa que atua na Faz Quem Quer e serão enquadrados pelo menos nos crimes de associação para o tráfico e tortura seguida de morte, cuja pena pode chegar a 16 anos de reclusão.

Além da hipótese inicial, de que o espancamento tivesse sido motivado pelo relacionamento de Rayssa com um policial militar, outra versão surgiu no decorrer das investigações abertas pela 40ª DP na noite do dia 23, após a repercussão causada pela divulgação do vídeo. Até então, a família não havia procurado uma delegacia para registrar ocorrência.

Segundo testemunhas, a jovem trocou beijos com um gerente do tráfico da Faz Quem Quer durante um baile funk, para onde foi com amigas na noite anterior às agressões. Depois, ao ver o criminoso com outra mulher, a jovem teria tentado cobrar explicações. Ainda de acordo com esses relatos, o traficante não gostou de ser interpelado diante da esposa e arrastou Rayssa pelos cabelos em direção a um local mais afastado, onde a torturou com a ajuda de comparsas. A polícia ainda tenta localizar as colegas que acompanharam a vítima na ida ao baile.

Nesta quarta-feira, um laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML) mostrou que a jovem teria morrido em decorrência de uma pneumonia. Embora a análise definitiva ainda não tenha sido concluída, a hipótese de que Rayssa estivesse com traumatismo craniano ou hemorragia e mesmo assim tivesse sido liberada pelo Hospital estadual Carlos Chagas, onde foi atendida, está a princípio descartada.

Pais não viram imagens

A morte de Rayssa abalou a vida de toda a família da jovem. Na casa simples onde ela morava com o pai de criação, a mãe e os irmãos, numa via residencial do bairro Honório Gurgel, a três quadras de um batalhão da Polícia Militar, todos têm evitado até mesmo sair para a rua. As poucas palavras usadas pelo pai para descrever a perda da filha vieram de dentro da residência, através da janelinha entrecortada na porta de entrada:

— Eu e minha mulher não conseguimos assistir ao vídeo. Só vimos o resultado, o jeito que ela voltou pra casa — disse ele, mostrando mãos trêmulas e olhos vermelhos: — Ninguém aqui sabe direito o que aconteceu. Agora, só peço que respeitem a nossa dor.

Rayssa foi encontrada muito ferida por um tio, às 8h do dia 20, na Rua Paula Viana, onde fica um dos acessos à Faz Quem Quer. De imediato, com a ajuda de bombeiros, o parente conduziu Rayssa ao Hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

— Achei a Rayssa com os olhos inchados, cheia de hematomas na cabeça e pelo corpo todo. Ela parecia desnorteada. Chegaram a cortar o couro cabeludo dela para escrever a sigla de uma facção — contou o tio.

A assessoria da Secretaria estadual de Saúde informou que a jovem passou por tomografia computadorizada e radiografia na mão esquerda. Como os exames não apresentaram alteração ou fratura, ela recebeu suturas e curativos. Após ficar em observação por algumas horas, teve alta da unidade.

Ao longo da semana, Rayssa seguiu sentindo muitas dores, inclusive na cabeça. Ela também apresentava confusão mental e parecia ter esquecido detalhes da agressão, o que impediu que seu depoimento fosse colhido pelos policiais que estiveram em sua casa. A intenção era aguardar que a jovem apresentasse uma melhora para ouví-la, mas isso não foi possível.

Na manhã de sexta, seis dias após as agressões, os sintomas pioraram. À noite, ela foi levada novamente ao Carlos Chagas, onde — ainda de acordo com a Secretaria de Saúde — já chegou em parada cardiorrespiratória. Ela foi enterrada na tarde do último domingo, no Cemitério do Caju.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições