Teto de escola ameaça cair no CE e crianças estudam em posto de saúde

Teto de escola ameaça cair no CE e crianças estudam em posto de saúde

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

Crianças matriculadas na Escola Municipal Joaquim Barreto, no distrito de Jaibaras, em Sobral, a 233 km de Fortaleza, assistem a aulas em um posto de saúde desde fevereiro. Segundo a Secretaria de Educação de Sobral, as aulas das 25 crianças de três a cinco anos de idade tiveram de ser transferidas para o posto porque o teto de uma das salas ameaça cair e o local vai passar por reforma.

O prédio anexo à escola, onde os alunos deveriam ter aula, tem paredes mofadas, móveis e janelas quebrados e iluminação precária. Duas salas de aula estão montadas nas dependências do posto. As crianças usam o mesmo banheiro e o refeitório dos adultos.

Nem as mães nem os usuários do posto aprovam a escola improvisada na unidade de saúde. Segundo eles, o aprendizado das crianças e o atendimento médico são prejudicados.  ''Não tem como não ficar preocupada do jeito que está'', diz a mãe Maria Selina Duarte. ''Aqui dentro [do posto de saúde] é quente. Não tem condições de ensinar crianças em um local como esse. Aqui é um posto. É para receber pacientes'', reclama Benedita Celina. ''Quando é dia de atendimento, as crianças têm de sair mais cedo. E os médicos também têm pouco tempo para atender os pacientes. Prejudica um e prejudica o outro'', afirma a mãe de aluno, Marina de Fátima.

Segundo a diretora da escola, Eurismar Ribeiro, os alunos só devem ficar na unidade de saúde até a conclusão da reforma do anexo e garante que mesmo sem as acomodações ideais, o rendimento dos alunos está normal.

De acordo com o secretário de educação de Sobral, Júlio César, a escola Joaquim Barreto vai estar pronta para o ano letivo de 2012. Devem ser refeitos o teto e a pintura. Os móveis vão ser trocados. A demora, conforme César,deve-se à elaboração do projeto e à licitação.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições