Tomie Ohtake expõe gravuras no Marp

Tomie Ohtake expõe gravuras no Marp

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

No ano em que o Brasil comemora o centenário da imigração japonesa, a artista plástica Tomie Ohtake leva sua exposição itinerante "Ateliê de Gravuras" ao Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), a partir de 2 de dezembro. O evento será realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, pela Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), de Brodowski, e pelo Instituto Tomie Ohtake em parceria com o Marp.

A mostra reunirá 60 composições de gravura da artista, que hoje integram um acervo de 400 trabalhos, produzidos em série ou individualmente. O conjunto de obras revela a capacidade de renovação de Tomie, que busca sempre um ponto de síntese entre geometria e informalidade.

Nascida em Kyoto, no Japão, há 95 anos, Tomie Ohtake é considerada a "dama das artes plásticas brasileira". Após a descoberta tardia da arte, aos 40 anos, ela construiu uma trajetória como poucos conseguiram. Ao naturalizar-se brasileira, nos anos 60, sua carreira já havia atingido maturidade e, com o passar do tempo, a artista passou da imaterialidade aparente ao estudo da relação forma-cor. As obras de Tomie Ohtake já foram expostas nos principais museus brasileiros e também no exterior, em países como Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

Serviço

Ateliê de Gravuras Tomie Ohtake

2/12/2008 a 11/01/2009

Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto)

Rua Barão do Amazonas, 323 - Centro - Ribeirão Preto - SP

Tel: (16) 3635-2421

Terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h

Entrada gratuita

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições