Trãnsito: "furões" começam a funcionar sexta-feira em caráter de advertência no AC

Trãnsito: "furões" começam a funcionar sexta-feira em caráter de advertência no AC

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Ao ser constatado um acidente de trânsito, o Núcleo de Pesquisa e Estatística Integrada do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) encaminha um técnico ao local para coletar todas as informações necessárias como, por exemplo, local, horário, tipo de condutor e de acidente, condição do tempo, sinalização e outros fatores. Esses dados são analisados para definir quais medidas devem ser executadas. De acordo com o núcleo de pesquisa, alguns cruzamentos da capital foram apontados com maior índice de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Assim, o emprego dos instrumentos de fiscalização eletrônica tem demonstrado ser a medida mais imediata e eficaz na redução dos acidentes. A partir desta sexta-feira, 5, entrarão em funcionamento em Rio Branco os chamados "furões". O sistema registra infrações, tais como parada sobre a faixa de pedestre avanço do sinal vermelho e excesso de velocidade, conforme os artigos 183, 208 e 218 do Código de Trânsito Brasileiro. Os equipamentos foram avaliados pelo Inmetro e estão em conformidade com as normas exigidas pelo instituto.

Inicialmente, as irregularidades serão registradas apenas em caráter de advertência, sem penalidades pecuniárias, durante o período 30 dias. Os condutores que desrespeitarem as regras receberão uma notificação em suas residências. Os educadores de trânsito do Detran estarão nos locais monitorados pelos "furões" distribuindo panfletos com as informações necessárias.

Benefícios

Segurança: Contribui para a redução de acidentes junto a cruzamentos equipados com semáforo, aumenta a segurança para pedestres e a ordem no trânsito.

Controle: Apresenta controle estatístico do fluxo de veículos por hora, porte e velocidade. Registra fotos de alta resolução.

Eficiência: Opera 24 horas por dia sob qualquer condição climática.

Funcionamento

As irregularidades são registradas por duas provas visuais:

1. Uma imagem panorâmica que demonstra a situação no local do semáforo.

2. Uma imagem aproximada da placa do veículo que fornece a sua identificação.

Pontos de Fiscalização

Av. Ceará x Av. Getúlio Vargas;

Av. Ceará x Rua Pernambuco;

Av. Ceará x Rua Marechal Deodoro;

Av. Ceará x Rua Floriano Peixoto;

Av. Ceará x Avenida Brasil;

Av. Ceará x Rua José Gomes de Freitas

Av. Getúlio Vargas x Av. Brasil;

Rua Marechal Deodoro x Av. Brasil;

Rua Marechal Deodoro x Rua Rui Barbosa

Por: Rafaella Roque  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições