Transplante de coração em bebê no DF é realizado com sucesso, diz ICDF

Transplante de coração em bebê no DF é realizado com sucesso, diz ICDF

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

O transplante de coração entre dois bebês de menos de 2 anos foi realizado com sucesso na madrugada desta sexta-feira (6) no Distrito Federal, de acordo com o Instituto de Cardiologia (ICDF).

O procedimento teve início por volta de 0h30 e terminou às 3h30. “A cirurgia foi rápida, e a criança está estável. Não houve nenhuma intercorrência”, comemora a coordenadora clínica de Transplante Cardíaco Pediátrico do ICDF, Dra. Cristina Camargo Afiune. O bebê de 1 ano e 8 meses recebeu o coração de uma criança de 1 ano e 9 meses, que teve morte cerebral no Hospital das Clínicas de Niterói, no Rio de Janeiro. A equipe médica responsável pelo transplante chegou ao DF com o órgão por volta de 23h30 desta quinta-feira (5).

De acordo com a Dra. Cristina, o bebê ficará por mais quatro dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e depois irá para um quarto na enfermaria. “A criança ainda deve ficar no hospital por cerca de 30 dias. Nesse tempo, serão aplicados diversos medicamentos que fazem parte do processo de estabilização”.

A criança transplantada sofria de cardiomiopatia dilatada, segundo a Dra. Cristina. “Era um problema do lado esquerdo do coração. Esse problema faz o coração perder a função de bombear o sangue para o resto do corpo”, explica.

Fila de transplante

Segunda a Dra. Cristina Camargo Afiune, o bebê que ganhou um novo coração estava na fila do transplante há dois meses. “Desde julho do ano passado estávamos tratando com medicamentos, mas não estava funcionando. Infelizmente, muitas crianças morrem na fila de espera por um órgão”.

O esquema de transporte do coração entre os hospitais do Rio de Janeiro e do Distrito Federal teve auxílio de uma aeronave C99 da Força Aérea Brasileira (FAB), de acordo com capitão Paulo Costa.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições