MENU

Tratamento psicológico gratuito para crianças

Tratamento psicológico gratuito para crianças

Atualizado: Segunda-feira, 7 Abril de 2008 as 12

Muitos casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes costumam ser divulgados pela mídia, alguns com conseqüências fatais. Segundo levantamento realizado pelo IHF (Instituto Herdeiros do Futuro) cerca de 92,8% dos casos de violência doméstica, atendidos por profissionais ligados à entidade, foram provocados por pais que também sofreram algum tipo de agressão na infância.

Em São Paulo, o IHF utiliza um tratamento que é caracterizado pela utilização de psicologia e terapia continuada, que envolve a criança, vítima de violência doméstica, e seus familiares. Uma criança que sofre ou sofreu violência doméstica pode ficar com seqüelas para o resto da vida, se o tratamento não for adequado.

"O principal objetivo do IHF é resgatar cidadania, educação, cuidado com a saúde-mental e o bem estar social das pessoas impossibilitadas de custear tratamento", afirma Rosemary Naomi, uma das idealizadoras do IHF e psicóloga responsável pelo atendimento clínico.

Os pacientes são tratados com técnicas terapêuticas e materiais didáticos, em horários que não comprometam suas obrigações escolares. "Pretendemos auxiliar as famílias para que passem para seus filhos uma nova forma de se relacionar, em que o afeto e o carinho possam fazer parte de seus lares", acredita Cinthia Carvalho, que também participou da criação do IHF e é responsável pelo acolhimento das crianças e atendimento inicial.

Para entrevistas com os membros da equipe do IHF, ou solicitar outras informações sobre o Instituto, entre em contato com a RAF Comunicação, pelo telefone (11) 5573-8916, com Karla ([email protected]) ou Nanci ([email protected]).

veja também