TRE testa hoje seção eleitoral em presídio de São Paulo

TRE testa hoje seção eleitoral em presídio de São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) irá demonstrar nesta quinta-feira (17) como funciona uma urna eletrônica dentro do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na capital paulista, onde cerca de 200 presos provisórios devem votar nestas eleições. De acordo com o Tribunal, o presídio deverá receber quatro seções eleitorais no dia da votação, em outubro.

O objetivo da demonstração é simular como será a votação dentro de uma unidade penal no dia das eleições. Neste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tornou obrigatória a instalação de seções eleitorais dentro de presídios e unidades de internação de menores infratores.

Segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 4.500 presos provisórios e adolescentes infratores devem votar nas cem seções eleitorais instaladas em 117 estabelecimentos penais e unidades de internação de menores.

Na cidade de São Paulo, apenas três unidades terão seções eleitorais: no CDP de Pinheiros 3, no presídio militar Romão Gomes (para 70 eleitores), além das unidades da Fundação Casa (ex-Febem).

No mês passado, o Tribunal decidiu instalar seções eleitorais apenas nas prisões consideradas de baixo e médio risco, segundo classificação da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), o que já reduziu o número de potenciais votantes para 20 mil. Destes, apenas cerca de 4.000 optaram por votar.

Inédita em São Paulo, a votação dentro de presídios já foi realizada em 11 Estados brasileiros em 2008.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições