Treinamento de médicos que foram formados no exterior começam hoje

Treinamento de médicos que foram formados no exterior começam hoje

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05
médicoComeça nesta segunda-feira (26) o módulo de "acolhimento e avaliação" dos profissionais estrangeiros brasileiros formados no exterior inscritos no programa Mais Médicos.
 
Durante três semanas, os médicos terão seus conhecimentos em saúde pública brasileira e língua portuguesa avaliados. A aprovação nesta etapa é condição para que recebam o registro profissional provisório e comecem a atender a população nos municípios para os quais foram designados.
 
Às 10h30, está prevista a abertura dos trabalhos pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os profissionais habilitados no exterior começaram a chegar para o Mais Médicos na sexta-feira (23) em Brasília e outras sete capitais de estados.
Ao todo, devem chegar ao Brasil nesta primeira leva, ao longo dos próximos dias, 244 profissionais formados no exterior, sendo 99 de nacionalidade brasileira e 145 estrangeiros. Além desse grupo, já chegara mais de 300 dos 4 mil médicos cubanos que o governo contratou por meio de convênio com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).
 
Curso
O módulo terá 120 horas de aulas expositivas, oficinas e simulações de consultas. Também haverá aulas de língua portuguesa e avaliações para testar a comunicação dos médicos. Depois de avaliados, os profissionais receberão um registro profissional provisório, restrito à atenção básica e às regiões onde serão alocados pelo programa do governo federal.
 
No primeiro mês de seleção, 1.096 profissionais com diplomas do Brasil e 244 formados no exterior confirmaram sua participação no Mais Médicos. Eles estão distribuídos em 516 municípios e 15 distritos sonitários indígenas. Ao todo, 3.511 cidades solicitaram 15.450 profissionais.
 
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições