MENU

Tremor de terra de magnitude 2,1 atinge Pernambuco

Tremor de terra de magnitude 2,1 atinge Pernambuco

Atualizado: Quinta-feira, 11 Março de 2010 as 12

Um tremor de terra de magnitude 2,1 na escala Richter atingiu o interior de Pernambuco na noite de quarta-feira (10). Não há registros de feridos ou danos em residência causados pelo tremor.

O coordenador do departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Joaquim Ferreira, revelou ao G1 que o epicentro do abalo foi localizado no município de São Caitano (PE). Moradores de áreas de Caruaru também sentiram o tremor.

"Esse tremor não é forte, em geral não provoca danos, mas é sentido pela população. Como a cidade de São Caitano fica perto de Caruaru, então, moradores dessa cidade também sentiram esses tremores", explicou Ferreira.

Várias cidades no interior de Pernambuco têm registrado abalos nos últimos meses. Além de São Caitano, que já registrou um tremor de 2,4 no fim de fevereiro, os municípios de Caruaru (PE) e Alagoinha (PE) foram atingidos por abalos recentemente.

De acordo com Ferreira, a região de Caruaru já é uma área sísmica conhecida e tremores no local não são tão incomuns. "Os tremores que foram registrados no começo da semana em Alagoinha é que surpreenderam, porque ainda não tínhamos registrado tremores nessa cidade".

O coordenador ressalta que não é possível explicar o motivo pelo qual esses tremores no Nordeste estão se tornado frequentes nos últimos meses. "Esses abalos acontecem depois de um período de acúmulo de tensões dentro da placa. Quando as tensões atingem determinado patamar, elas disparam. Mas o motivo por ter acontecido um abalo agora não é possível explicar.

veja também