Três de cada dez municípios têm favelas

Três de cada dez municípios têm favelas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Três de cada dez municípios têm favelas

Pelo menos três de cada dez municípios brasileiros têm favelas, casas sobre palafitas e outras moradias consideradas precárias. Essas construções são mais freqüentes nos municípios mais populosos, conforme dados da Pesquisa de Informações Municipais (Munic), divulgada hoje, dia 12 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o percentual de municípios que relataram existência de favelas passa de 27,7% (naqueles com até 50 mil habitantes) para 70,8% dos 319 que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes, chegando a 84,7% dos 229 municípios que têm entre 100 e 500 mil habitantes. Das 37 cidades com população acima de 500 mil habitantes, só Cuiabá informou não ter esse tipo de moradia.

Na análise por regiões, o estudo constata que as favelas são mais freqüentes no Norte e Sul, onde 41% dos municípios informaram conviver com este tipo de habitação. Em seguida, aparecem o Nordeste (32,7%), o Sudeste (29,7%) e o Centro-Oeste (19,5%).

Os loteamentos irregulares ou clandestinos estão presentes em mais da metade dos municípios brasileiros (53,2% de um total de 5.564). A maior parte deles está no Sul (62,4%) e a menor, no Nordeste (41,9%).

O estudo mostra, ainda, que as políticas públicas voltadas para a área de habitação foram executadas, nos últimos dois anos, por 80,2% das prefeituras. As regiões Nordeste e Centro-Oeste foram as que lideraram a lista, com 85,9% e 90,8% de municípios com programas de moradia, respectivamente. Por outro lado, no Sudeste foi registrada uma proporção de 70,6%, considerada baixa pelo IBGE.

Entre os estados, conforme consta no levantamento, o Amapá obteve o menor percentual (37,5%) enquanto o Tocantins (97,8%) apresentou a maior proporção de iniciativas nessa área.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições