MENU

Tribunal Superior Eleitoral inicia testes públicos das urnas que serão usadas em 2010

Tribunal Superior Eleitoral inicia testes públicos das urnas que serão usadas em 2010

Atualizado: Terça-feira, 10 Novembro de 2009 as 12

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começa nesta terça-feira (10) a realizar testes de segurança nos softwares das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010 e em componentes do sistema eletrônico de votação. Os testes serão realizados por 38 especialistas em informática e em eletrônica que se inscreveram para participar.

Os testes serão realizados no auditório do edifício-sede do Tribunal, das 9h às 18h, até sexta-feira (13). É a primeira vez que o TSE abre as urnas e os sistemas de votação ao público em geral para tentativas de violação e fraude.

Os participantes são de instituições e órgãos como Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União), ISSA (Information System Security Association), Cáritas Informática. Há também pessoas que se inscreveram por conta própria.

Eles têm dois objetivos básicos: tentar violar o sistema eletrônico para provar que é possível destinar parte da votação de um candidato para outro ou provar que é viável identificar como votou determinado eleitor.

veja também