Tropa de Choque evita fuga de presos após motim no interior de SP

Tropa de Choque evita fuga de presos após motim no interior de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Presos da cadeia de São Manuel, a 259 km de São Paulo, realizaram um motim neste domingo (7) depois que os carcereiros descobriram uma nova tentativa de fuga. A Tropa de Choque da Polícia Militar precisou lançar bombas de efeito moral para conter os detentos.

Toda área em volta da cadeia teve de ser interditada e os vizinhos mais uma vez passaram por horas de tensão. Quando a situação foi controlada, os detentos foram levados para o pátio para que as celas pudessem ser revistadas.

Segundo o delegado José Mário Toniato, os presos arrancaram os pedaços de ferro que davam sustentação às telas que protegiam as grades das celas. Sem essa proteção, os detentos raspavam o cimento e se preparavam para retirar as grades das celas.

Na semana passada, os carcereiros já haviam percebido vários buracos que seriam usados em uma possível fuga. Neste domingo, um buraco feito no teto para ligar duas celas foi descoberto. Os presos já haviam feito outro buraco ao lado, que já havia sido tapado com cimento pela polícia.

Das dez celas, apenas sete estão em condições de serem usadas novamente – nas outras há risco de fuga. Em uma das celas, foi encontrado DVD com um filme sobre os ataques de uma organização criminosa que age dentro e fora dos presídios de São Paulo.

A cadeia de São Manuel abriga 219 presos, mas tem capacidade para apenas 40. Os diretores do presídio ainda não informaram o que vão fazer para resolver o problema da superlotação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições