TSE conclui apuração em 20 horas e 17 minutos, um novo recorde

TSE conclui apuração em 20 horas e 17 minutos, um novo recorde

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

TSE conclui apuração em 20 horas e 17 minutos, um novo recorde

Vinte horas e dezessete minutos. Esse foi o tempo levado para totalização dos votos no primeiro turno das eleições de 2008. O último estado a finalizar a contagem foi o Amazonas, às 13h17, de segunda-feira, 6 de outubro. O resultado recorde foi comemorado presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto.

"Estou muito feliz e satisfeito porque a Justiça Eleitoral manteve sua tradição de eficiência, de compatibilizar a rapidez, a segurança, a transparência e a facilidade", afirmou Britto, durante entrevista na tarde de segunda-feira. O ministro ressaltou que a tecnologia das urnas eletrônicas, "a mais avançada do mundo", foi ainda turbinada com o teste das urnas biométricas em três municípios do país.

Em 2004, segundo Britto, a apuração total teve duração de dois dias. Em 2006, o último estado a totalizar seus votos foi também o Amazonas, às 14h55 do dia seguinte. O primeiro município a ter o resultado das eleições foi Ibiam (SC), às 17h07.

"O que também é um tempo recorde. Pela primeira vez, apuramos em sete minutos o resultado de uma eleição", avaliou. Britto, dizendo que está "eufórico" com os bons resultados. Segundo o ministro, a votação manual com cédula de papel foi de menos de 1%, precisamente 0,0057%.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições