MENU

TSE multa PMDB de Curitiba por fazer propaganda para Requião

TSE multa PMDB de Curitiba por fazer propaganda para Requião

Atualizado: Quarta-feira, 23 Junho de 2010 as 4:23

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Joelson Dias multou o PMDB de Curitiba por fazer propaganda antecipada para o ex-governador Roberto Requião, que queria ser indicado candidato do partido à Presidência.

A propaganda foi divulgada no site do diretório desde fevereiro. O valor da multa é de R$ 7.5000.

Segundo representação do Ministério Público Eleitoral, o site desvirtuou sua finalidade de fazer propaganda partidária para promover a pré-candidatura de Requião.

Em sua defesa, o partido diz que o ex-governador nem é pré-candidato já que o PMDB indicou o presidente da Câmara, Michel Temer, como vice da petista Dilma Rousseff na disputa presidencial.

A defesa argumenta que o site era dirigido aos filiados com objetivo de apresentar a opção por uma candidatura própria do PMDB.

Para o ministro, mesmo que o objetivo fosse defender um candidato do PMDB, a propaganda deve ficar limitada no partido e não ser divulgada na internet. Joelson Dias lembrou que mesmo sendo uma propaganda interna ela só poderia ser feita 15 dias antes das convenções partidárias.

O ministro negou pedido para aplicar a multa a Requião. Nenhum representante do diretório do partido não foi encontrado para comentar a decisão.

veja também