TSE nega registro a ex-vereador analfabeto de Lençóis (BA)

TSE nega registro a ex-vereador analfabeto de Lençóis (BA)

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

TSE nega registro a ex-vereador analfabeto de Lençóis (BA)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou registro de candidatura a Antônio Raimundo Pereira dos Santos (PRB), mais conhecido como Raimundo Dedão, que exerceu o mandato de vereador em Lençóis (BA) entre 2000 e 2004, apesar de analfabeto.

Embora tenha reconhecido a condição de analfabeto do pretenso candidato, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deferiu o registro pelo fato de ele já ter ocupado uma vaga na Câmara Municipal de Lençóis.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu ao TSE argumentando que Raimundo Dedão não demonstrou sua condição de alfabetizado ao realizar uma prova determinada pelo juiz eleitoral. Ao acolher o recurso do MPE, o ministro Marcelo Ribeiro ponderou que deferir o registro de candidatura seria insistir no erro, uma vez que Raimundo Dedão, embora analfabeto, foi eleito e assumiu o primeiro mandato de vereador.

"Ele foi [vereador] uma vez erradamente, porque não conheço nenhum caso de 'desalfabetização'", disse o ministro, acrescentando que não seria possível que o candidato fosse alfabetizado nas eleições de 2000 e tivesse perdido essa condição.

As eleições acontecem nos dias 5 (primeiro turno) e 26 (segundo turno) de outubro.

Postado por: Claudia Moraes

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições