MENU

TSE suspende programa tucano que cita verba para Apaes

TSE suspende programa tucano que cita verba para Apaes

Atualizado: Segunda-feira, 25 Outubro de 2010 as 4

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a suspensão da propaganda do presidenciável José Serra (PSDB) que dizia que o "governo da Dilma" não havia repassado verba para as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em 2009. O programa foi veiculado no último sábado (23).  

Tendo como plano de fundo uma sede da Apae, o locutor do programa de Serra cita diversas ações. "Recursos para a educação básica: zero. Para a compra de veículos escolares: zero. Para o programa de atendimento especializado: zero. Para o programa de formação de professores e profissionais: zero".

Ao final da propaganda de Serra, o presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais, Sérgio Samapaio, afirma que "isso mostra que, cada vez mais, a destinação de recursos para as entidades sem fins lucrativos vem sendo reduzida".

A liminar afirma que o fato narrado na propaganda adversária é "sabidamente inverídico". A própria fala de Sérgio Sampaio seria suficiente para demonstrar a inverdade da informação, pois se a verba vem sendo reduzida, não há como afirmar ser ela igual a zero.

"Se algo é reduzido, zero não é", frisou o ministro Henrique Neves em sua decisão.

veja também