Tudo está "loteado" nas estatais e agências, diz José Serra

Tudo está "loteado" nas estatais e agências, diz José Serra

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou nesta terça-feira (25), durante evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "loteou" cargos nas agências reguladoras e as empresas estatais.

"A Infraero está loteada. As agências de saúde estão divididas entre partidos. Tudo está loteado nas empresas [estatais], nas agências [reguladoras]", afirmou Serra para uma plateia de empresários.

O pré-candidato do PSDB questionou o que leva um governo a "lotear" cargos nas empresas estatais e agências reguladoras. "Porque que um partido quer  uma área, uma diretoria financeira de uma grande empresa pública? Porque que aquele grupo de deputados, ou aquele partido, quer o delegado da receita? (...) Cada vez que tem uma votação, o governo tem de recompor sua base. E aí começa o troca-troca de novo e isso não garante maioria estável", disse ele.

Serra afirmou que governou a prefeitura e o estado de São Paulo sem que "nenhum grupo" tenha indicado um diretor. "Não vejo porque no Brasil a gente não possa fazer uma ofensiva nessa direção. Na Saúde, eu eliminei qualquer tipo de nomeação política. Essa questão no Brasil foi levada ao paroxismo", declarou.

Segundo ele, o governo tem que gastar "menos na máquina [pública] e mais na população. Tem muita economia para fazer. Na área federal, há uma obesidade. Você olha aquilo e diz, puxa vida, como dá para aumentar a eficiência", afirmou.

Por Alexandro Martello

Foto: Agência Brasil

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições