Tuma Jr. planeja "férias" para este mês

Tuma Jr. planeja "férias" para este mês

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O Ministério da Justiça confirmou nesta terça-feira (11) que outros dois servidores ligados ao secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, também deixarão suas funções no órgão. Tuma Júnior anunciou nesta noite que vai tirar 30 dias de férias a partir desta quinta (13) para se defender das acusações de ligação com a máfia chinesa de São Paulo e de tráfico de influência.

O diretor do Departamento de Estrangeiros, Luciano Pestana Barbosa, que também é citado em nvestigações da Polícia Federal, vai tirar um mês de férias. Já o assessor de Tuma Júnior, Paulo Guilherme Mello, apontado como ''braço direito'' do secretário, deixará suas funções no ministério e será devolvido à Polícia Federal de São Paulo, onde é delegado.

Os dois foram interceptados tratando de supostas demandas irregulares no ministério. Segundo reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, supostamente agindo em nome de Tuma Júnior, Paulo Guilherme teria tentou evitar, sem sucesso, um flagrante de evsão de divisas no aeroporto de Guarulhos.

Já o diretor do Departamento de Estrangeiros, Luciano Pestana, foi interceptado pela PF conversando com Paulo Guilherme em julho de 2009. No diálogo por telefone, ele diz estar gerenciando ''um monte de pedido'' e pesquisando ''um por um''.

Férias de Tuma

Mais cedo, o G1 antecipou que ele iria se licenciar do cargo por 30 dias. A decisão ocorreu depois de reunião com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto –a segunda em menos de 24 horas.

Tuma Júnior que há ''extorsão política'' por trás das denúncias contra ele. ''Há interesse do crime organizado de tirar a gente da frente do trabalho que estamos fazendo na Secretaria Nacional de Justiça, com uma equipe competente que vem combatendo especialmente os crimes financeiros dentro das organizações criminosas. Recentemente, o ministro me pediu para assumir o Conselho Nacional de Combate à Pirataria''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições