UFMT vai disponibilizar telescópios para observar eclipse parcial da Lua

UFMT vai disponibilizar telescópios para observar eclipse parcial da Lua

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

Mato-grossenses vão poder observar o eclipse parcial da Lua, previsto para acontecer na quarta-feira (15). Nessa data, a Lua na fase cheia deverá surgir parcialmente eclipsada no céu. O evento astronômico se estende até as 18h02 (horário local), segundo a doutora em Astronomia Telma Cenira Couto, do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Em Cuiabá, um grupo de estudantes chamado "Astronomia no Pantanal", que incentiva a popularização da astronomia no estado, vai disponibilizar telescópios gratuitamente para observação do céu entre as 17h45 e as 20h45 no estacionamento do Instituto de Física da UFMT, no campus de Cuiabá.

Quem quiser observar o espetáculo deverá ficar atento ao surgimento da Lua entre o leste e o sudeste local, do lado oposto ao pôr-do-sol. Na capital, a Lua começará a aparecer em torno de 17h21, mas só estará com melhor condição de visibilidade em torno de 17h44, quando estará mais alta no céu e o crepúsculo tiver terminado.

O eclipse

A pesquisadora diz que um eclipse lunar pode ser observado sem ocasionar qualquer risco à saúde. "Como a lua estará se levantando no horizonte, ela será melhor observada de lugares altos, como edifícios. Após o eclipse lunar parcial, haverá o eclipse penumbral da Lua, que ocorrerá até as 19h01. Porém, um eclipse penumbral é de difícil percepção para o observador, já que a Lua apenas diminui um pouco o seu brilho. Portanto, o show no céu deverá terminar logo após as 18h02", diz.

De acordo com Telma, não são todas as cidades que vão poder visualizar o fenômeno. "Embora este eclipse seja classificado como um eclipse lunar total, para nós ele será apenas um eclipse lunar parcial, e ainda assim, não observado desde o seu início, que começará logo após as 17h03, quando a Lua ainda estará abaixo do horizonte e não visível".

Cidades localizadas mais a leste do estado, como Barra do Garças, por exemplo, vão poder observar esse fenômeno por mais tempo. Na cidade, a Lua começará a surgir acima do horizonte às 17h04, logo após o início do eclipse lunar parcial, enquanto em Pontes e Lacerda, localizada mais a Oeste do estado, a Lua começará a aparecer no céu às 17h35, e portanto, o eclipse parcial será visível por menos tempo.

Em Rondonópolis, a Lua começará a surgir no horizonte às 17h13, e em Sinop e Lucas do Rio Verde, às 17h25.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições