Umidade do ar em SP pode ficar abaixo do recomendável nesta quarta

Umidade do ar em SP pode ficar abaixo do recomendável nesta quarta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

A umidade relativa do ar na tarde desta quarta-feira (21) pode chegar a 30% em São Paulo. Por volta das 12h20, o índice era de 60%. Faz três dias que não chove na capital paulista e a tendência é que esse índice continue baixo nos próximos dias.Devido à falta de chuva, ao vento e à baixa umidade dos últimos dias, a poluição aumenta e a qualidade do ar diminui. Nestes dias, o céu fica com uma aparência esbranquiçada.

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), nove estações de monitoramento apresentavam situação regular po volta das 12h20. O índice de umidade ideal para a saúde da população é acima de 60%. Quando a umidade fica entre 20% e 30%, a Defesa Civil do município decreta estado de atenção. Entre 12% e 20%, o estado é de alerta. Abaixo de 12%, é estado de emergência. Essa última é a condição climática típica de desertos.

Às 12h20 a temperatura na capital era de 23ºC , mas a previsão é que suba até os 27ºC. Se realmente chegar a esse número, serão cinco graus a mais que o normal para o mês de julho, quando as temperaturas não ultrapassam os 20ºC. Para o fim de semana, há a possibilidade de chuva fraca na sexta-feira (23), mas para o fim de semana a previsão também é de céu aberto.

O aumento na temperatura acontece devido ao fortalecimento da massa de ar seco. Quando o céu está aberto e sem nuvens, o sol atinge a Terra com mais força e ajuda a aquecer a atmosfera.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições