MENU

Usuário reclama de falhas em painéis de informação

Usuário reclama de falhas em painéis de informação

Atualizado: Quinta-feira, 14 Julho de 2011 as 12:22

Relatório do Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo aponta que 65% das linhas de ônibus da capital descumprem os horários de partidas. Em 2008, a SPTrans começou a instalar painéis nos terminais e corredores de ônibus para informar aos passageiros sobre o horário de chegada e a localização dos veículos, o projeto “Olho Vivo”.  Entretanto, alguns corredores de ônibus não contam com os painéis de informação. Em outros, o horário mostrado nos painéis não coincide com as partidas dos coletivos.

No Terminal Guarapiranga, na Zona Sul, a reclamação sobre a demora é constante. Segundo os passageiros, normalmente os motoristas não cumprem o horário de saída do ônibus e, às vezes, os painéis ficam em manutenção. Entretanto, a equipe de reportagem do SPTV esteve no terminal na manhã desta quinta-feira (14) e o painel estava funcionando, sete minutos adiantado. Na Avenida M’Boi Mirim, também na Zona Sul, quem usa o transporte público pede que sejam instalados os aparelhos eletrônicos.

O projeto “Olho Vivo” interliga 20 terminais (Parelheiros, Jardim Ângela, Capelinha, João Dias, Cidade Tiradentes, Lapa, Pirituba, A. E. Carvalho, Varginha, Guarapiranga, Grajaú, Sapopemba, Dom Pedro II, Santo Amaro, Bandeira, Princesa Isabel, Vila Nova Cachoeirinha, Mercado, Sacomã e Campo Limpo) e cinco corredores de ônibus (Pirituba-Lapa-Centro, Campo Limpo-Rebouças-Centro, Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro, Santo Amaro-Nove de Julho-Centro, Expresso Tiradentes).

A SPTrans controla os itinerários, monitorando por circuito fechado de televisão e fiscais os horários de saída dos veículos dos terminais e o tempo que levam durante o trajeto. O sistema monitora 247 km de vias e corredores, dando informações de velocidade média dos ônibus e tempo de percursos atualizados de hora em hora.          

veja também