Vacina de HPV está disponível apenas para mulheres na Bahia

Vacina de HPV está disponível apenas para mulheres na Bahia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:47

O HPV, Papiloma Vírus Humano, atinge mulheres e homens cada vez mais. São mais de cem tipos, sendo que quatro vírus tem maior incidência.

Os vírus tipos seis e 11 causam verruga na área genital. Segundo os médicos, é a doença sexualmente transmissível mais comum. Os vírus 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero, 90% dos tumores de ânus e metade dos tumores de pênis.

A vacina que protege contra esses quatro tipos de HPV está disponível só para as mulheres em clínicas particulares de Salvador desde 2007. Para fazer efeito é preciso tomar três doses dessas vacinas num período de seis meses. O custo é alto, um total de R$ 840.

A mesma vacina já está sendo aplicada em homens de mais de 30 países. Mas no Brasil, segundo o médico Edson Moreira, ainda depende de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Moreira coordenou a equipe baiana que fez parte de uma pesquisa sobre o HPV, realizada com mais de quatro mil homens de dez países.

Na Bahia, o estudo foi desenvolvido nas Obras Sociais Irmã Dulce. O resultado foi divulgado em uma palestra. De acordo com Moreira, “a vacina protege contra o HPV em homens também, verrugas genitais e câncer anal. Esse é um grande resultado porque esse câncer tem aumentado tanto em homens como em mulheres”, explica o médico.

Moreira acrescenta que além das verrugas genitais, um terço do câncer de faringe e boca são causados por HPV e que por isso, a vacina pode ter uma grande importância na redução da doença nos homens.

Aos 25 anos o biólogo Rodrigo Silva está consciente e diz que pretende tomar a vacina. “Existe essa negligência por parte dos homens de não fazerem exames. Eu indico tomar a vacina porque realmente é uma forma de diminuir os índices dessas doenças.”      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições