Vacinação contra a poliomielite está fora da meta no Paraná

Vacinação contra a poliomielite está fora da meta no Paraná

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

O Paraná não atingiu a meta de vacinação contra a poliomielite no sábado. Foram imunizadas no Estado cerca de 514 mil crianças, ou 66,6% dos menores de cinco anos. A meta do Ministério da Saúde é de 95% de imunização. Em Curitiba, a meta foi praticamente atingida. Foram vacinadas cerca de 114 mil crianças, o que representa 94,9%. Em todo o País, segundo o Ministério da Saúde, a meta também não foi atingida. Foram vacinadas pouco mais de sete milhões de crianças, quando a proposta era imunizar 14,6 milhões. Os resultados são preliminares, segundo o ministério, e a previsão é que os números totais sejam divulgados até o fim deste mês.

Por causa dos números baixos, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carmem Osterno, afirmou que pais e responsáveis não precisam se preocupar. Se ainda não levaram as crianças para tomar a vacina podem fazer isso nos próximos dias em qualquer unidade de saúde.

Vírus

A paralisia infantil é doença grave, causada por vírus. No Brasil a enfermidade foi erradicada em 1989, quando foi registrado o último caso. No Paraná, o último registro foi em 1986. Somente em 1994 é que o país recebeu a certificação de erradicação da transmissão da poliomielite. As campanhas de imunização continuam porque o vírus ainda circula em 15 países, e cerca de 500 casos ainda persistem (400 somente no Tadjiquistão, na Ásia).

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições