Vacinas contra sarampo estão disponíveis para quem vai viajar

Vacinas contra sarampo estão disponíveis para quem vai viajar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

Estão disponíveis em todo o estado de São Paulo a vacinação contra sarampo e febre amarela . Quem vai viajar nas férias de dezembro , não pode deixar de se imunizar.

A imunização contra febre amarela está disponível no SUS e é indicada para qualquer pessoa, a partir dos nove meses de idade, que for viajar para áreas consideradas de risco, especialmente para regiões rurais, ribeirinhas e de mata . Quem se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose. O ideal é que as pessoas sejam vacinadas com, ao menos, 10 dias de antecedência à viagem.

Com relação ao sarampo, no Estado de São Paulo foram identificados apenas casos vinculados à importação em 2011, todos relacionados a vírus circulantes na Europa, onde mais de 30 países apresentaram ocorrências este ano.

No calendário de rotina as crianças devem tomar a primeira dose aos 12 meses e a segunda dose, entre quatro e seis anos. Para adolescentes de até 19 anos também são recomendadas duas doses e para adultos de até 50 anos uma dose. É indicado que a vacinação contra o sarampo seja realizada 15 dias antes de viajar.

Os postos de saúde de Sorocaba, interior de São Paulo, abrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A relação completa de postos de vacinação no estado, contra a febre amarela está disponível no site: http://www.cve.saude.sp.gov.br .

Sintomas :

Sarampo : febre e manchas avermelhadas no corpo , acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos, a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Febre amarela : doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina.

Áreas consideradas de risco para febre amarela no país

- Estados do Norte e Centro-Oeste;

- Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

- Municípios da região de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e Sorocaba.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições