'Vale tudo' volta à TV e atualiza debate sobre ética no Brasil

'Vale tudo' volta à TV e atualiza debate sobre ética no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

Os porres de Heleninha Roitman, o visual descolado de Solange Duprat e a ambição desmedida de Maria de Fátima Aciolly estão entre os assuntos mais "transados" na web - só para usar uma gíria da época. Líder de audiência nas madrugadas da TV paga, a novela "Vale tudo" volta a fazer sucesso 22 anos depois de sua primeira exibição e atualiza a discussão sobre ética no Brasil.

No ar de segunda a sexta-feira no canal Viva, à 0h45, a trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres não para de mobilizar os fãs. Desde o último dia 4, quando o primeiro capítulo da reprise foi ao ar, internautas lotaram o YouTube com cenas antológicas, lançaram comunidades no Orkut e criaram perfis dos personagens no Facebook.

O forte teor político de "Vale tudo" hoje é associado à corrida presidencial – nos anos de transição do governo Sarney para o Collor a novela questionava até que ponto compensava ser honesto no Brasil. No Twitter, o termo #valetudo agora passou a ser citado ao lado de comentários críticos aos candidatos José Serra e Dilma Rousseff.

"Pode ser ingenuidade minha, mas acredito que o país mudou. As pessoas estão mais preocupadas com a impunidade", opina Gilberto Braga, em entrevista ao G1. "O brasileiro de 1988 aceitava a corrupção como fato consumado, coisa natural. E a proposta da novela de discutir ética vinha exatamente daí", completa o autor.

"Sangue de Jesus tem poder!"

"Vale tudo" girava em torno do plano da jovem Maria de Fátima (Gloria Pires) em vencer na vida a qualquer preço. Em troca de luxo e poder, valia de tudo mesmo: mentir, roubar, aplicar golpes.

No extremo oposto estava a mãe da vilã, Raquel (Regina Duarte), que acreditava na força do trabalho e da honestidade. O lema da personagem, "sangue de Jesus tem poder!", se transformou no bordão popular mais repetido daquele fim de década.

"Foi a novela mais completa que participei. A Maria de Fátima tinha uma riqueza de sentimentos e questionamentos", relembra Gloria, que na época tinha 25 anos e garantia sua entrada  para a história da teledramaturgia nacional. Com uma performance brilhante, a atriz recebeu prêmios como o da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e o Troféu Imprensa.

Gloria conta que, diferente do que acontecia com outros malfeitores folhetinescos, o público sentia certa compaixão por sua personagem. "As pessoas admitiam, em parte, as atitudes da Maria de Fátima. Ela era pobre e almejava uma vida melhor num país onde ainda havia muita tolerância com a desonestidade", avalia.

Atualmente a atriz se prepara para atuar em uma nova trama de Gilberto Braga, "Insensato coração", com estreia prevista para janeiro de 2011. A personagem, Norma, vem cercada de expectativas, já que se trata de mais uma vilã. "Espero que ela seja tão arrebatadora quanto a Maria de Fátima!", torce.

Odete te despreza

Se os espectadores poupavam a vilã de Gloria, o mesmo não poderia ser dito da personagem da atriz Beatriz Segall. A socialite Odete Roitman se tornou a inimiga pública número 1 graças a comentários depreciativos contra o Brasil.

Pérolas do preconceito como "esse país não vai para frente porque brasileiro é preguiçoso, é uma mistura de raças que não deu certo" ou "desde que nasci só ouço falar em crise nesse país" ou ainda "só gosto de ver o Rio de Janeiro da minha TV lá em Paris" compunham o repertório da megera.

Tais falas tinham efeito explosivo junto aos espectadores, o que fez de madame Roitman uma das vilãs mais odiadas da teledramaturgia.

Com o passar dos anos, o público fez as pazes com Odete, que se tornou ícone pop. No Orkut há comunidades-tributo como "Odete te despreza", além de contas no Twitter que reproduzem as "máximas odeteanas".

"Odete Roitman era uma bandida. Ela podia espinafrar o Brasil, que isso tinha muito charme", diz Braga.

Pioneirismo

Ao time de personagens femininas fortes de "Vale tudo" se juntava Heleninha Roitman (Renata Sorrah). Por meio dela, a novela tratou do problema do alcoolismo de forma dramática e realista pela primeira vez na televisão.

Fumantes - hoje vetados na televisão - também circulavam entre uma cena e outra. Rubinho (Daniel Filho), um pianista notívago que sonhava conhecer a Nova York, aparecia sempre com um cigarro pendurado entre os lábios.

Solange namorava o milionário Afonso (Cássio Gabus Mendes), mas dividia o apartamento e as contas com um amigo, Sardinha (Otávio Müller). Uma coleção de gírias e expressões pontuava suas frases, que terminavam sempre com a palavra "cherrie".

A personagem também costumava substituir qualquer verbo pela palavra "transar". Exemplos: "Vamos transar [fazer] uma festa?" ou "você conseguiu transar [resolver] aquele problema?".

Para estranhamento geral, sua intérprete, não quis mais "transar" televisão. Abandonou a carreira para estudar psicologia. E se casou com seu par romântico de novela.

Cássio e Lídia estão juntos há 20 anos e a ex-atriz é avessa a entrevistas. "Mas essa história de que a gente começou a namorar em ‘Vale tudo’ é lenda urbana", esclarece Cássio. "Só dois anos depois das gravações da novela nos reencontramos e começamos o namoro".

Por: Dolores Orosco

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições