MENU

Veja as dicas para evitar assaltos nas ruas perigosas do Rio de Janeiro

Veja as dicas para evitar assaltos nas ruas perigosas do Rio de Janeiro

Atualizado: Quinta-feira, 30 Outubro de 2008 as 12

Quem não conhece pessoas que já foram assaltadas mais de uma vez na mesma rua ou região? É comum ouvir que determinado lugar é perigoso e deve ser evitado. Comentários deste tipo se tornam cada vez mais rotineiros com o crescimento da criminalidade no País.

"Sabemos que existem locais mais perigosos, onde precisamos tomar mais cuidado. Por isso, sempre recomendamos que a atenção seja redobrada em situações e locais mais propícios ao crime", afirma Dalton Pereira, diretor de operações do Grupo GR, empresa de segurança privada.

Em agosto deste ano, a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis – DRFA - elaborou um ranking com as ruas mais perigosas e os carros mais roubados. A lista foi baseada nas ocorrências registradas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e, na liderança, está a Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade e que corta diversos bairros.

"Ser assaltado com o carro parado no farol já não é mais novidade, por isso, o ideal é reduzir a velocidade para chegar ao cruzamento quando o sinal já estiver abrindo. No entanto, se o procedimento não for possível, recomendamos pelo menos que a pessoa esteja com os vidros e as portas do veículo fechadas", alerta Pereira.

A segunda via com maior índice de roubo de carros é a Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, antiga Automóvel Clube e na terceira posição está a Estrada Adhemar Bebiano, antiga Estrada Velha da Pavuna.

"Outra recomendação, é sempre que possível, manter seu carro à direita da rua ou na faixa central, pois, geralmente, os criminosos atacam pelo lado esquerdo do motorista", indica o especialista.

O GRUPO GR ainda levanta uma medida importante em momentos de tensão: "Sabemos que a violência atual nos assusta cada vez mais, mas não reagir durante um assalto e manter-se calmo, por mais difícil que possa ser, é essencial. Lembre-se que o assaltante está atrás de dinheiro ou de pertences de valor e que costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado", completa Pereira.

Ranking das ruas mais perigosas, na capital carioca

1) Avenida Brasil

2) Avenida Pastor Martin Luther King Júnior

3) Estrada Adhemar Bebiano

4) Rua 24 de Maio

5) Linha Amarela

6) Rua Leopoldo Bulhões

7) Rua Ana Nery

8) Rua Goiás

9) Rua Alexandre Calaza

10) Estrada do Gabinal

Ranking dos carros mais roubados, na capital carioca

1) Palio

2) Moto Honda CG

3) Gol

4) Corsa

5) Siena

6) Fiesta

7) Astra

8) Celta

9) Uno

10) Fox 

veja também