Veja como pagar as contas em dia com a greve de bancos

Veja como pagar as contas em dia com a greve de bancos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Com a greves dos bancos, muita gente ficou perdida, sem saber como pagar contas. Os idosos e parte da população que não tem muita intimidade com a internet e a tecnologia são os mais afetados.   Já os funcionários dos Correios, que também estavam em greve, devem voltar ao trabalho nesta quinta-feira (13). Com mais de 180 milhões de cartas e encomendas a serem entregues, a previsão é o que serviço só se normalize em uma semana.   Como evitar o pagamento com atraso

Para evitar pagamentos com atrasos e multas, as concessionárias informam em seus sites ou através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) o procedimento para saldar as dívidas em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou através dos serviços de internet banking.

Mas muita gente não sabe como obter os boletos de pagamento ou fazer as operações via internet.

A dificuldade fez nascer um novo serviço numa lotérica do Catete, na Zona Sul do Rio. Um funcionário, com um computador, cobra R$ 2,50 para imprimir boletos bancários que deixaram de ser enviados pelos Correios.

No Rio, algumas empresas concessionárias alertam para essa dificuldade. O site da CEG , concessionária de gás, indica que o consumidor deve imprimir a segunda via do boleto, com o código de barras. Também é possível obter a conta numa das lojas da concessionária e informações para efetuar o pagamento pelo Disque-CEG (0800-0247766).

A Ampla , distribuidora de energia elétrica para Niterói, na Região Metropolitana e demais regiões do interior do estado, também alerta o usuário em sua página inicial. A segunda via da conta pode ser obtida por e-mail em até uma hora após o pedido, por fax em 12 horas, ou numa das lojas da concessionária, sem custos adicionais.

A Light , concessionária de energia elétrica do Rio, aconselha os consumidores a imprimir a segunda via do boleto. Para isso, é preciso ter em mãos o código do cliente (que fica no meio da conta, indicado por uma seta verde). A segunda via também pode ser retirada numas das lojas da Light, mas só pode ser paga em lotéricas ou caixas de autoatendimento ou através da internet banking. Não há custos nos pedidos de segunda via.

Os clientes da Cedae , concessionária de água do estado, também têm a opção de obter a segunda via da conta, sem custos, pelo site ou nas lojas da rede. Para isto, é preciso ter em mãos o número da matrícula na concessionária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-282-1195.

As empresas de telefonia fixa Embratel e Oi também fazem um alerta na página inicial de seus sites e enviam outra fatura por e-mail. As contas também podem ser impressas pelos sites, sem custo. Já o cliente da Oi pode ainda ir direto à lotérica, informar número do DDD e do telefone e descobrir o valor da conta. Por este pagamento avulso, o usuário pagará uma taxa de R$ 2,27, que será cobrada na conta do mês seguinte. Já os clientes da Embratel, não pagam taxa extra ao indicar o número do telefone numa lotérica. Mas é preciso apresentar uma conta antiga.

Já as empresas de telefonia celular como a Vivo e a Tim enviam mensagem via SMS para aparelhos dos usuários com o código de barras. Com os números, o consumidor pode fazer o pagamento em caixas eletrônicos ou pela internet. A impressão da conta também pode ser feita nas lojas das empresas. O consumidor também pode acessar o site e imprimir a conta que poderá ser paga em casas lotéricas.

Os clientes de cartão de crédito de bandeiras como Visa, Mastercard e American Express devem entrar em contato com as respectivas centrais de atendimento e solicitar o código de barras. Como há cartões emitidos por supermercados e outras lojas, o pagamento da fatura pode ser nesses estabelecimentos.

Os assinantes de TV a cabo e internet, como Net, Sky, Embratel, GVT devem entrar em contato com os serviços de atendimento e solicitar o código de barras ou a impressão da segunda via da fatura, que poderá ser paga em lotéricas, caixas eletrônicos ou através de internet banking.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições