Veja intenções de voto à Presidência por sexo e região

Veja intenções de voto à Presidência por sexo e região

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

O Ibope divulgou, na noite desta quarta-feira (20) nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Na média nacional, segundo o levantamento, a candidata petista Dilma Rousseff tem 56% dos votos válidos, contra 44% do tucano José Serra. Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 13, Dilma tinha 53% dos votos válidos, e Serra, 47%.

Além dos números gerais, o Ibope também calculou o percentual alcançado pelos candidatos em segmentos do eleitorado, como sexo e regiões do país [veja as intenções de voto nesses segmentos no quadro ao lado].

Eleitorado masculino e feminino

Entre os votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos) de eleitores do sexo masculino, Dilma aparece com 58% das intenções de voto, contra 42% de Serra. Na pesquisa anterior, do último dia 13, Dilma tinha 56%, e Serra, 44%.

Já entre as mulheres, a petista tem 54% dos votos válidos, e Serra, 46%, segundo o Ibope. No levantamento anterior, Dilma e Serra tinham 50% cada um.

Nos votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 53% das intenções de voto dos eleitores do sexo masculino, contra 39% de José Serra. Brancos e nulos somam 5%, e indecisos, 3%.

Na pesquisa anterior, esses índices eram de 52% para a petista e 40% para o tucano. Brancos e nulos somavam 5%, e indecisos, 3%.

No eleitorado feminino, Dilma aparece com 48% das intenções de voto, e Serra, como 41%. Entre as mulheres, brancos e nulos totalizam 5%, e indecisos, 6%.

No último levantamento, os dois candidatos tinham, individualmente, 46% das intenções. Brancos e nulos eram 4%, e indecisos, 3%.

Votos válidos por região

No Norte/Centro-Oeste, Dilma aparece na pesquisa com 49% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos). Serra tem 51%. No levantamento divulgado no dia 13, Dilma tinha 54%, e Serra, 46%.

No Nordeste, Dilma tem 68%, e Serra, 32%, apontou o Ibope. A pesquisa anterior apontava a candidata do PT com 61%, e Serra com 39%.

No Sudeste, a petista tem 53%; o tucano, 47%. No levantamento da semana passada, esses índices eram de 52% e 48%, respectivamente.

No Sul, a candidata do PT tem 50%, mesmo índice alcançado pelo candidato do PSDB. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 43%, e Serra, 57%.

Votos totais por região

Quando são considerados os votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 46% no Norte/Centro-Oeste, e Serra, 47%, informa a pesquisa. Brancos e nulos somam 5%, e indecisos, 3%. Na pesquisa anterior, a petista obteve 51%, e o tucano, 43%, no Norte/Centro-Oeste. Brancos e nulos somavam 2%, e indecisos, 4%.

No Nordeste, Dilma tem 64%, aponta o instituto, e Serra, 31%. Brancos e nulos são 4%, e indecisos, 1%. A candidata do PT tinha 57% no último dia 13, contra 36% do candidato do PSDB, e brancos e nulos somavam 4%, enquanto os indecisos eram 3%.

No Sudeste, Dilma tem 45%; Serra, 41%. Brancos e nulos totalizam 7%, e indecisos, 6%. O levantamento anterior mostrava Dilma com 46% das intenções, enquanto Serra tinha 44%. Brancos e nulos eram 7%, e indecisos, 4%.

No Sul, a petista passou de 41% da última pesquisa para 47% no levantamento desta quarta, e o tucano, foi de 54% para 46% agora, indica o Ibope. Brancos e nulos são 4%, e indecisos, 3%.No levantamento anterior, eram 3% e 2%, respectivamente.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 36766/2010. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 201 municípios entre segunda-feira (18) e esta quarta (20). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições