Veja o que abre e fecha em SP neste feriado de 9 de julho

Veja o que abre e fecha em SP neste feriado de 9 de julho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:20

Quem ficar na capital durante o feriado de 9 de julho, que neste ano acontece na sexta-feira, deve se lembrar que as repartições públicas e os serviços municipais e particulares terão os seus horários e funcionamentos alterados. A data é considerada feriado estadual desde 1997. A data celebra o dia em que o povo paulista pegou em armas para lutar pelo regime democrático no país: a Revolução Constitucionalista de 1932.

Entretanto, quem pretende passar o feriado em um parque da cidade terá passagem livre durante todo o fim de semana, pois nenhum ficará fechado. Segundo a CET, a previsão é que mais de um 1,2 milhão de veículos deixem a capital em direção ao litoral e ao interior.

Confira como será o feriado em São Paulo:

Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implanta entre quinta-feira (8) e segunda (12) um esquema especial de trânsito chamado "Operação Estrada". Para auxiliar a saída de carros de São Paulo, a operação será realizada na tarde da quinta e na manhã e na tarde da sexta.

No retorno à capital paulista, a operação volta a ser implementada na tarde do domingo (11) e na manhã da segunda(12).

Por conta da comemoração do 78º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, a região do Parque do Ibirapuera tem interdições nesta sexta das 7h às 13h. A Avenida Pedro Álvares Cabral, no sentido Vila Mariana, fica bloqueada entre a Praça Armando de Salles Oliveira e o portão 3 do Parque do Ibirapuera. A Rua Padre Manoel de Nóbrega, no sentido Ibirapuera, tem o tráfego de veículos impedido entre as praças Dia do Senhor e Armando Salles de Oliveira.

Bancos

As agências bancárias não funcionam nesta sexta. As contas de consumo – água, luz e telefone, por exemplo – que vencerem no dia 9 poderão ser pagas no dia útil seguinte, segunda-feira (12), sem incidência de multa.

Metrô

O Metrô vai reforçar sua frota de composições na noite desta quinta. Na sexta, o Metrô segue o padrão operacional de um domingo convencional. No fim de semana, não há alterações e o Metrô opera normalmente.

CPTM

Por conta da baixa demanda de passageiros durante o feriado e o domingo (11), a CPTM realiza serviços de substituição de trilhos e componentes das suas vias nesses dias, além de outras manutenções. Mas a companhia mantém trens em prontidão caso haja necessidade.

No sábado, devido a um evento nas proximidades da estação da Luz, as linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira também possuem composições prontas para entrar em circulação na possibilidade de um aumento de passageiros.

Transporte intermunicipal

A frota intermunicipal de ônibus administrada pela EMTU trabalha na Grande São Paulo com cerca de 50% das viagens normalmente feitas em dias úteis, o equivalente a um domingo. No fim de semana, não há alterações.

Poupatempo

Os postos fixos e móveis do Poupatempo e o Disque Poupatempo ficam fechados e voltam a trabalhar normalmente em seus horários habituais no sábado (10).

Correios

Apenas a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos abre nesta sexta. Ela funciona das 7h30 às 22h30. No dia 10, o expediente é normal para as agências que trabalham aos sábados – das 8h às 12h.

Shoppings

As praças de alimentação dos shoppings de São Paulo funcionam normalmente durante o feriado de 9 de Julho, das 11h às 22h desta sexta. No caso das lojas de varejo, o ponto é facultativo, com horário de funcionamento das 14h às 20h.

Procon

Os postos de atendimento pessoal dentro das unidades do Poupatempo na Sé, Santo Amaro e Itaquera não abrem na sexta. No sábado (10), o funcionamento será normal, das 7h às 13h.

Centros de Apoio ao Trabalho (CAT)

Os postos do CAT não abrem na sexta e voltam ao funcionamento normal no sábado, das 7h às 13h.

Saúde

Os hospitais e prontos-socorros municipais funcionam normalmente durante o feriado, assim como os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA). As unidades de urgência e emergência também não têm seus horários alterados. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as AMAs Especialidades, que trabalham com agendamento de consultas, voltam a abrir a partir de segunda-feira (12).

Os serviços de emergência e urgência da rede estadual funcionam normalmente.

Cultura

As bibliotecas de bairro e os Ônibus Bibliotecas não funcionam neste feriado. Os teatros Arthur Azevedo, Cacilda Becker, João Caetano e Paulo Eiró abrem normalmente, assim como o Monumento à Independência e o Museu do Teatro Municipal.

A Galeria Olido segue sua programação com a Oficina ABC Dança às 10h, aulas de dança de salão às 15h e às 19h, sessões de cinema da 'Mostra Rock Cinema Clube' e espetáculo do ABC Dança às 20h.

Funcionam normalmente a Capela do Morumbi e as casas do Bandeirante, do Grito e do Tatuapé. Os centros culturais São Paulo e da Juventude também funcionam normalmente.

Verde e Meio Ambiente

Todos os parques municipais permanecem abertos durante a extensão do feriado.

Abastecimento

Alguns mercados municipais abrem em horário diferenciado, como é o caso do Kinjo Yamato, das 2h às 15h; Paulistano, das 6h às 18h; Vila Formosa e Central Leste das 7h às 13h; Teotônio Vilela das 7h às 19h; Pirituba e da Lapa, das 7h às 14h; Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba e Tucuruvi, das 8h às 13h; Santo Amaro, das 8h às 14h e de São Miguel das 8h às 16h. O mercado municipal de Pinheiros não funciona.

Permanecem abertos nos horários habituais os sacolões de Santo Amaro, Brigadeiro, Butantã, Estrada do Sabão, Jaçanã, Jaguaré, Jaraguá, João Moura, Piraporinha, Rio Pequeno, Avanhandava, Bela Vista. Os sacolões São Miguel e Cidade Tiradentes funcionam das 8h às 14h; Cohab Adventista das 7h às 13h; Freguesia do Ó das 7h às 15h e Lapa das 7h às 14h.

Assistência Social

Os serviços de emergência e acolhida trabalham ininterruptamente. Permanecem abertos os abrigos e Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) e Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRECAs).

Não funcionam: Centro de Referência de Cidadania do Idoso (CRECI), Loja Social, Restaurante-Escola, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Coordenaria de Assistência Social (CAS) e Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS).

Educação

Não há aula nas creches e escolas municipais. Os CEUs têm programações culturais e esportivas durante todo o dia, inclusive no final de semana.

Esportes

Os equipamentos esportivos da cidade abrem em sistema de plantão durante o feriado. Não há aulas e atividades diárias com os professores e treinadores, mas os espaços ficam abertos.

Subprefeituras

Não há atendimento nas praças das subprefeituras. As atividades retornam normalmente na segunda.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições