Veja o que abre e fecha em SP neste feriado de Corpus Christi

Veja o que abre e fecha em SP neste feriado de Corpus Christi

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Durante o feriado de Corpus Christi, nesta  quinta-feira (3), os horários das repartições públicas e serviços municipais e particulares serão alterados. Os hospitais e prontos-socorros estaduais, por exemplo, vão funcionar em esquema de plantão de quinta a domingo (6) e somente serão realizados atendimentos de emergência e internações. Confira o que abre e o que fecha neste feriado em São Paulo.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não funcionam na quinta-feira (3). As contas de consumo – água, luz e telefone, por exemplo – e os carnês que vencerem no feriado de Corpus Christi poderão ser pagos na sexta (4) sem incidência de multa. Serviços como internet banking, fone banking e caixas eletrônicos operam normalmente. Os tributos normalmente já têm a data ajustada para o calendário de feriados federais, municipais e estaduais.

A Febraban lembra ainda que os clientes podem agendar nos bancos o pagamento dessas contas ou pagá-las, caso elas tenham códigos de barras, em caixas automáticos, equipamentos de autoatendimento ou ainda em lotéricas, agências dos Correios e outros estabelecimentos comerciais.

Shoppings

As praças de alimentação dos shoppings de São Paulo funcionam normalmente durante o feriado de Corpus Christi, das 11h às 22h desta quinta. No caso das lojas de varejo, o ponto é facultativo, com horário de funcionamento das 14h às 20h. De acordo com a Alshop, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, podem ocorrer pequenas alterações em alguns centros de compras, mas a grande maioria optou por esses horários.

Cultura

As bibliotecas municipais de São Paulo permanecem fechadas na quinta e na sexta-feira e reabrem no sábado. No domingo, as unidades Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Padre José de Anchieta e Raul Bopp são as únicas que funcionam. O Centro Cultural São Paulo permanece aberto durante o feriado (3), e os teatros Municipal e Martins Penna ficam fechados de quinta a domingo. Já o Teatro João Caetano fecha na quinta-feira e exibe apresentações somente no sábado e no domingo.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso funciona normalmente no feriado de Corpus Christi. A Divisão do Arquivo Histórico só abre no sábado, das 9h às 17h. Funcionam normalmente o Sítio da Ressaca e o Sítio Morrinhos.

Procon

Os postos de atendimento pessoal dentro das unidades Sé, Santo Amaro e Itaquera do Poupatempo não funcionam na quinta. O atendimento telefônico também será suspenso.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não funcionam e só reabrem na segunda (7).

Correios

Todas as agências dos Correios permanecem fechadas na quinta-feira, com exceção da Agência Aeroporto Internacional de Guarulhos, que funciona sob plantão das 7h30 às 22h30. O funcionamento na sexta-feira (4) é normal. O horário de atendimento de cada agência está disponível no site dos Correios ou pelos números 3003-0100, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800-725-7282, para demais localidades.

Poupatempo

Os postos fixos e móveis do Poupatempo e o serviço Disque-Poupatempo não funcionam no feriado, voltando a operar na sexta-feira, das 7h às 20h.

Título de eleitor

A Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e os cartórios eleitorais de todo o estado não terão expediente no dia do feriado de Corpus Christi (3).

Assistência Social

Os serviços dos abrigos, das Casas de Acolhida, da Central de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape), dos Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Crecas) e dos Centros de Acolhida funcionam normalmente nas 24 horas do dia. Em caso de emergência, é preciso entrar em contato pelos números 3228-5554, 3228-2092 e 3228-5668.

Ficam fechados o Centro de Referência de Cidadania do Idoso (Creci), a Loja Social, o Centro da Juventude, o Restaurante-Escola, o Centro para Criança e Adolescente, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Coordenaria de Assistência Social (CAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas).

Educação

Os Blocos Esportivos e Culturais dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) funcionam normalmente nos dias 3 e 4 com atividades de lazer e cultura. As escolas municipais permanecem fechadas.

Esportes

Durante o feriado, os Clubes Escolas (antigos Clubes Cidades) abrem para as atividades esportivas e de lazer nos horários habituais.

Lazer

O estádio Municipal do Bom Retiro abre normalmente nos seus horários habituais assim como o Museu do Futebol.

Trabalho

Os Centros de Apoio ao Trabalho não funcionam na quinta e na sexta e só reabrem no sábado (5).

Verde e Meio Ambiente

Todos os parques municipais permanecem abertos durante o feriado de Corpus Christi.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições