Veja o que abre e fecha em SP no feriado do Dia da Independência

Veja o que abre e fecha em SP no feriado do Dia da Independência

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Quem ficar em São Paulo durante o feriado do Dia da Independência, que acontece na próxima terça-feira (7), deve lembrar que as repartições públicas e os serviços municipais e particulares terão os seus horários e funcionamentos alterados. Confira a seguir o que abre e o que fecha antes e depois do feriado.

Bancos

De acordo com a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, as agências bancárias funcionam normalmente na segunda-feira (6), mas não abrem na terça-feira (7). As contas de consumo – água, luz e telefone, por exemplo – e os carnês que vencerem na sexta podem ser pagas na quarta-feira (8) sem incidência de multa. Serviços como internet banking, fone banking e caixas eletrônicos operam normalmente. Shoppings

As praças de alimentação e as lojas operam normalmente na segunda-feira (6). Já na terça, as praças de alimentação e as áreas de lazer funcionam das 11h às 22h. Para as lojas de varejo, o ponto é facultativo - o horário de funcionamento é das 14h às 20h.

Correios

O funcionamento na segunda é normal para as agências dos Correios. No entanto, na terça, todas ficam fechadas, com exceção da agência do Aeroporo de Guarulhos, que terá o funcionamento normal. Algumas delas poderão ter o horário reduzido ou as operações suspensas por conveniência, demanda de serviço ou garantia de segurança. O horário de atendimento de cada agência está disponível no site dos Correios ou pelos números 3003-0100, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800-725-7282, para demais localidades.

Metrô

Por conta do grande contingente de passageiros se dirigindo aos terminais rodoviários Barra Funda e Jabaquara na noite desta sexta, o Metrô aumentará a oferta de viagens nesse período nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Barra Funda-Corinthians/Itaquera).

No sábado e no domingo, o Metrô opera sob o regime de um final de semana comum. Na segunda, o funcionamento é normal para um dia útil.

O retorno a São Paulo também terá uma operação especial, que antecipa o início do horário comercial de funcionamento do Metrô. As linhas 1-Azul e 3-Vermelha começam a atender os passageiros a partir das 4h, enquanto a linha 2-Verde inicia suas operações às 4h30. A linha 5-Lilás abre no horário habitual, às 4h40.

A nova estação Vila Prudente, da linha 2-Verde, ficará aberta nesta segunda-feira das 9h30 às 16h.

Trem

Ao contrário do Metrô, o movimento de passageiros nas estações de trem diminui nos feriados. Por conta disso, a CPTM realizará neste final de semana algumas manutenções e obras de melhoria que aumentam o intervalo de tempo entre as composições.

As linhas 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), no sábado, das 15h à 0h, e 8-Diamante (Julio Prestes-Amador Bueno), das 8h às 20h do domingo e da terça (7), terão o horário dos trens alterado.

Já na linha 11 (Luz-Estudantes), no trecho entre as estações Tatuapé e Brás, os passageiros do Expresso Leste deverão desembarcar obrigatoriamente na estação Tatuapé das 15h de sábado às 3h30 de segunda (6). Para prosseguir a viagem, no sentido Luz, os passageiros devem fazer a integração gratuita para o Metrô Tatuapé ou embarcar na linha 12-Safira, que estará operando normalmente até a Estação Brás.

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros e serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) vão funcionar normalmente na segunda e na terça. Na segunda e na terça, as AMAs vão funcionar das 7h às 19h. As AMAs Especialidades estarão abertas no sábado (4) das 7h às 19h, mas não funcionam na segunda e na terça.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não estarão abertas durante todo o feriado prolongado, e voltam a funcionar na quarta (8) no horário normal, das 7h às 19h.

Cultura

Todas as bibliotecas de bairro permanecem fechadas durante o feriado. No entanto, as bibliotecas que tiverem programação marcada na terça abrirão normalmente.

O Centro Cultural São Paulo fica aberto na terça das 10h às 22h , mas fecha na segunda. Já o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso funciona das 10h às 18h no feriado e fecha na segunda.

Funcionam normalmente os teatros Artur Azevedo, Cacilda Becker, João Caetano e o Martins Penna.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não funcionam na segunda e na terça e só reabrem na quarta (8).

Trabalho

Os Centros de Apoio ao Trabalho não funcionam na segunda e na terça. Só reabrem na quarta.

Poupatempo

Os postos fixos e móveis do Poupatempo e o serviço Disque-Poupatempo não funcionam no feriado, voltando a operar na quarta, em seus horários habituais. Na segunda, os postos funcionam normalmente.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições