Veja o que abre e o que fecha durante o réveillon no Rio

Veja o que abre e o que fecha durante o réveillon no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Com as comemorações do fim de ano, os serviços públicos e o comércio no Rio vão funcionar em esquema especial nos dias de festa. No dia 31, bancos e repartições públicas abrem com horários diferenciados e no dia 1º de janeiro, feriado da Confraternização Mundial, shoppings funcionam de forma facultativa enquanto os serviços de transporte operam com frota reduzida.

Na rede pública de saúde, as unidades municipais e estaduais de emergência funcionam normalmente. Já os postos de saúde da Prefeitura, abrem no dia 31 das 9h às 13h e ficam fechados no dia 1º.

Para garantir o fornecimento de energia elétrica para os cariocas e turistas que passarem o réveillon no Rio, as concessionárias de eletricidade estarão de prontidão para os casos de emergência.

A prefeitura organizou também esquema de trânsito especial em Copacabana para o dia da virada. O objetivo é evitar transtornos aos motoristas e pedestres.

Confira abaixo como ficam os transportes neste réveillon:

Trens

A SuperVia informou que os trens funcionarão com horário especial durante o fim de semana. Na sexta (31), as estações abrem mais tarde (às 4h) e fecham mais cedo (às 22h31). Nos ramais de Japeri e Santa Cruz, os intervalos irão variar de 20 a 30 minutos. Já no ramal Belford Roxo, os trens circularão com períodos de 30 a 60 minutos. Já no ramal de Saracuruna, os intervalos serão de 40 minutos.

No dia 1º de janeiro (sábado), as estações abrem das 3h à 0h34. Nos ramais de Santa Cruz e Japeri, os intervalos serão de 40 minutos. No ramal de Saracuruna, os trens irão circular em períodos de 60 minutos enquanto no ramal Belford Roxo os intervalos serão de 90 minutos. No domingo (2), a programação de trens seguirá a grade de fim de semana da empresa.

Barcas

A concessionária Barcas S/A vai operar com horários especiais já na quinta-feira (30). Na divisão Sul, que contempla a linha Mangaratiba - Angra dos Reis - Ilha Grande, haverá viagem às 8h e às 22h na quinta-feira (30) e na sexta, apenas uma, também às 8h.

Na linha Praça XV-Niterói-Praça XV, no dia 31, as saídas serão a cada 15 minutos no período das 6h às 7h. Já das 7h às 10h, os intervalos caem para 10 minutos. Entre 10h e 20h, as viagens acontecerão com intervalos de 20 minutos. Das 20h às 23h30, as saídas serão a cada 30 minutos e durante a madrugada, as embarcações saem a cada hora.

Os catamarãs que fazem a linha Praça XV-Charitas-Praça XV funcionarão com intervalos de 15 minutos, até as 9h. Haverá também viagens nas linhas de Cocotá. Não haverá alterações nas saídas para a Ilha de Paquetá. Confira todos os horários de partida no site das Barcas S/A.

Metrô

O Metrô Rio funcionará normalmente no dia 31, no período das 5h às 19h. Já a partir desse horário até a meia-noite, somente poderão embarcar nas composições os clientes que já tiverem adquirido os bilhetes especiais para o réveillon, com exceção das estações Ipanema/General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, que venderão os cartões Unitário e Pré-pago até a meia-noite, exceto os bilhetes de Integração.

No dia 1º, entre 0h e 7h apenas serão aceitas as passagens especiais de réveillon nas estações de Ipanema, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado, todas na Zona Sul. As demais estações funcionarão somente para desembarque. A partir das 5h, haverá venda de bilhetes de volta nas estações acima, exceto na do Largo do Machado.

Após esse horário, o funcionamento das estações será normal, das 7h às 23h, com exceção das estações Maracanã, Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana, Cinelândia e Catete, que permanecerão fechadas, reabrindo às 7h de domingo (2).

Nas linhas do Metrô na Superfície, a última partida das Estações Ipanema/General Osório e Botafogo sentido Gávea será às 18h. Já a última saída da PUC com destinos às Estações Ipanema/General Osório e Botafogo será às 17h. No dia 1º o funcionamento será normal.

Na linha Barra Expresso, a última partida da Estação Ipanema/General Osório com destino ao Terminal Alvorada será às 18h. No sentido oposto, a última saída será às 16h30. As vendas de bilhetes das linhas de integração serão suspensas a partir das 17h do dia 31 e voltarão ao normal às 7h do dia 1º de janeiro.

Ônibus

De acordo com a Rio Ônibus, no dia 31 de dezembro, o número de veículos será ampliado nas regiões próximas de onde acontecerão as festas de réveillon. Durante a madrugada, ônibus extras serão disponibilizados para transportar os cariocas de volta para suas casas.

Serviços públicos e comércio funcionam em horários especiais. Confira abaixo:

Hospitais e unidades de saúde

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, o funcionamento será normal nos hospitais de emergência e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado.

Na rede municipal, 25 unidades estarão funcionando durante o fim de semana. Os postos de saúde ficaram fechados do dia 31 ao dia 1º. Na segunda (2) o funcionamento volta ao normal. Confira a lista completa dos hospitais e UPAs no site da prefeitura.

Coleta de Lixo

De acordo com a Comlurb o serviço de coleta noturno sofrerá algumas alterações durante os festejos de fim de ano. No Centro, a coleta da noite do dia 31 passará para o dia 1º (sábado), a partir das 16h. Em outros bairros da cidade, também acontecerão alterações na prestação do serviço. Outras localidades terão a coleta antecipada para às 16h.

A coleta seletiva noturna de sexta (31), realizada nos bairros de Copacabana, Tanque e Taquara, acontecerá na segunda (3), a partir das 18h. Veja como será a coleta de lixo no seu bairro no site da Comlurb.

Shoppings

Na sexta-feira (31) a maioria dos shoppings abrem das 10h às 16h.

No dia 1º de Janeiro, as lojas não funcionam e as praças de alimentação e lazer dos shoppings abrem, em geral, das 12h às 23h. No domingo (2) os centros comerciais voltam a funcionar normalmente.

Bancos

Na sexta-feira (31), as agências bancárias abrem das 9h às 11h. O funcionamento dos caixas eletrônicos será normal durante todo o réveillon.

Supermercados

Segundo a Associação de Supermercados do estado do Rio (Asserje), os estabelecimentos funcionam até as 18h no dia 31. Já no sábado (1º) as lojas não abrem.

Correios

Na sexta-feira (31), as agências dos Correios abrem até as 12h. Algumas poderão ter o horário reduzido ou o funcionamento suspenso por conveniência, demanda de serviços ou garantia de segurança. No sábado (1º), as unidades ficarão fechadas.

Trânsito em Copacabana sofrerá modificações. Veja abaixo:

A Avenida Atlântica terá a pista mais próxima ao mar interditada a partir das 7h do dia 31. Já a outra será revertida para o sentido Leme. Também a partir das 7h ficará proibido estacionar ao longo das principais vias do bairro. Às 15h, a Avenida Altântica será completamente interditada.

Às 18h, todos os acessos a Copacabana serão bloqueados e somente ônibus, táxis e carros credenciados e de emergência poderão entrar no bairro. Veículos de moradores também serão impedidos de entrar. A interdição só termina às 19h do dia 1º.

Saiba como será o esquema nas estradas:

Ponte Rio-Niterói

Cerca de 430 mil veículos atravessarão a Ponte Rio-Niterói em direção a Niterói e a Região dos Lagos entre segunda-feira (27) e sexta-feira (31). O maior movimento de saída do Rio, segundo a Ponte S/A, deve ser na quarta (29) e quinta (30), quando quase 180 mil veículos devem deixar a capital.

Via Lagos

Uma operação especial foi montada na ViaLagos para as festas de fim de ano. A estimativa da concessionária responsável pela via é de que 296 mil veículos passem pela ViaLagos entre segunda (27) e sexta (31). Assim como na Ponte, os dias de maior movimento devem ser quarta (29) e quinta (30), quando cerca de 80 mil veículos devem passar pela via.

BR-101 (Autopista Fluminense)

A concessionária que administra a BR-101, entre Niterói e a divisa com o Espírito Santo, preparou uma operação especial para as festas de fim de ano. Segundo a Autopista Fluminense, a previsão é de que 200 mil veículos trafeguem pela rodovia entre quinta (30) e segunda (3).

RJ 116 (Itaboraí - Nova Friburgo - Macuco)

Para as festas de ano novo, a concessionária responsável pela via calcula que 170 mil veículos deverão circular pela RJ-116 no período de 30 de dezembro ao dia 3 de janeiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições