Veja o que abre e o que fecha em SP no feriado desta terça-feira

Veja o que abre e o que fecha em SP no feriado desta terça-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Quem ficar em São Paulo nesta terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, deve lembrar que as repartições públicas e os serviços municipais e particulares terão os seus horários de funcionamento alterados. Confira a seguir o que abre e o que fecha neste feriado.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias de São Paulo funcionam normalmente na segunda, mas não abrem na terça (12), dia do feriado. As contas de consumo – água, luz e telefone, por exemplo – e os carnês que vencerem na terça podem ser pagas na quarta-feira (13) sem incidência de multa. Serviços como internet banking, fone banking e caixas eletrônicos operam normalmente.   Poupatempo

Todos os postos do Poupatempo que atendem na capital paulista, Grande São Paulo e interior do estado, além do Disque Poupatempo, não funcionam na terça. Na segunda (11) e na quarta, todos os postos atendem normalmente em seus horários habituais.

Correios

Na terça de feriado, apenas a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos funciona – das 7h30 às 22h30. Todas as outras agências permanecem fechadas. Na segunda, as agências abrem e operam normalmente.

Shoppings

As praças de alimentação e as áreas de lazer dos shoppings funcionam normalmente na terça, das 11h às 22h. Já nas lojas de varejo, o ponto é facultativo, e o horário de funcionamento opcional é das 14h às 20h.

Metrô

Neste domingo e terça, dia do feriado, o funcionamento do Metrô é igual ao de um final de semana convencional. Na segunda, véspera do Dia de Nossa Senhora Aparecida, o Metrô opera sem diferenças em relação a um dia útil comum.

A oferta de viagens cresce apenas na quarta, quando a demanda de passageiros retornando à capital paulista aumenta. Por conta disso, o Metrô inicia suas operações antes do horário habitual. As linhas 1 e 3 começam a atender às 4h, e a linha 2-Verde, às 4h30. A linha 5-Lilás abre suas estações no horário habitual, às 4h40.

Trens

Por conta da demanda reduzida de passageiros nos feriados prolongados, a CPTM faz algumas manutenções e obras em sua malha viária nos próximos dias. Os serviços visam melhorar o sistema de transporte por trens em São Paulo, mas acabam reduzindo as ofertas de viagens.

As intervenções acontecem nos próximos dias em todas as linhas da CPTM: 7-Rubi (Luz-Jundiaí), 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana).

Procon

Os postos de atendimento do Procon dentro das unidades Sé, Santo Amaro e Itaquera do Poupatempo funcionam normalmente na segunda, mas permanecem fechados no feriado. O atendimento telefônico e eletrônico não trabalha durante o feriado e só volta a funcionar na quarta.

Abastecimento

Na terça de feriado, os mercados Central Leste, Guaianases, Vila Formosa e Teotônio Vilela abrirão das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Kinjo Yamato, das 7h às 15h; Ipiranga, Penha, Sapopemba e Tucuruvi, das 8h às 13h; Lapa, Paulistano (Central), Santo Amaro e São Miguel não funcionarão. Neste sábado, domingo e segunda, o funcionamento será no horário habitual.

Os sacolões Brigadeiro e Cohab Adventista atendem no Dia de Nossa Senhora da Aparecida das 7h às 13h; já o Lapa, das 7h às 14h; Avanhandava, das 7h às 14h30; Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Bela Vista, Butantã, Estrada do Sabão, Jaçanã, Jaguaré, Jaraguá, João Moura, Piraporinha, Rio Pequeno, Santo Amaro, São Miguel e Cidade Tiradentes, das 8h às 14h. Neste sábado, domingo e segunda-feira, o funcionamento dos sacolões também será no horário habitual.

Não serão realizadas feiras livres na segunda, véspera de feriado.

Assistência Social

Os serviços de emergência e acolhida são fornecidos 24 horas, ininterruptamente. São eles: Abrigos / Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape), Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Crecas) e Centros de Acolhida (antigos albergues).

Permanecem fechados, reabrindo na quarta: Centro de Referência de Cidadania do Idoso (Creci), Loja Social, Restaurante-Escola, Centros para Criança e Adolescente, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Coordenaria de Assistência Social (CAS) e Conselho Municipal de Assistência Social (Comas).

Cultura

As bibliotecas Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Padre José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Monteiro Lobato funcionam neste domingo. Na segunda e na terça, todas permanecerão fechadas.

Neste domingo e na terça, será normal o funcionamento da Capela do Morumbi, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Monumento da Independência, Museu do Teatro Municipal e Centro Cultural São Paulo, das 9h às 17h. Na segunda, as Casas Históricas, Museu Teatro Municipal e os Centros Culturais não funcionam.

Com as exceções dos Teatros Alfredo Mesquita, Décio de Almeida Prado, Flávio Império, Martins Penna, Municipal (que passam por reforma) e do Paulo Eiró, os demais teatros terão programação normal.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abre normalmente neste domingo e na terça, das 10h às 18h. Na Galeria Olido, o atendimento ao público será a partir das 13h. O Solar da Marquesa, o Beco do Pinto e a Casa da Imagem (antiga Casa nº 1) não abrirão por motivo de reforma.

Educação

Não haverá aulas na rede municipal de ensino, mas os CEUs abrem normalmente para atividades culturais, lazer e esportes. As creches não funcionarão.

Esportes

As atividades de recreação e esportes nos Clubes da Cidade serão realizadas nos horários habituais nos dias 10 e 12. Na segunda, como de costume, todos permanecerão fechados.

Saúde

Na segunda e terça, os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas funcionarão ininterruptamente.

As AMAs abrem de segunda a sábado, inclusive no feriado, das 7h às 19h. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades voltarão a funcionar na quarta.

Subprefeituras

Os Postos de Atendimento das Subprefeituras encerraram o expediente na sexta e só retornam na quarta.

Trabalho

As unidades do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) não funcionarão na segunda e terça. Apenas as unidades do banco de microcrédito São Paulo Confia, que se encontram fora dos CATs, atenderão normalmente na segunda, das 9h às 18h.

Verde e Meio Ambiente

Todos os parques municipais de São Paulo abrirão todos os dias deste feriado, com a exceção do Jardim da Luz, que permanece fechado na segunda.     Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições