Veja o que abre e o que fecha no feriado prolongado de Páscoa em SP

Veja o que abre e o que fecha no feriado prolongado de Páscoa em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

Maior parte das lojas dos shoppings deve abrir até as 20h na quinta, na sexta e no domingo  (Foto: Divulgação/Shopping Plaza Sul)

  Por conta do feriado de Tiradentes e da Páscoa nesta semana, órgãos públicos e privados terão horários especiais a partir da quinta-feira (21) na cidade de São Paulo.

As agências bancárias devem fechar na quinta e apenas retomar o expediente na segunda-feira (25), bem como os postos fixos do Poupatempo.Os parques municipais estarão abertos todos os dias, assim como a maior parte dos mercados municipais e dos sacolões.

Confira abaixo os principais serviços:

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias da cidade de São Paulo estarão fechadas na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22). O expediente é retomado no dia 25 de abril no horário normal.

Ônibus

Nos dias 21 e 22, a frota municipal do transporte coletivo circulará com 50% de sua capacidade; no sábado (23), com 70%, e no domingo (24), com 50%.

Metrô

Já a partir desta quarta-feira (20) o Metrô terá um esquema especial de operação para atender aos usuários que estiverem deixando a cidade pelos terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda. Será reforçada a oferta de viagens no período da noite nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Na Linha 1-Azul, foram programadas 1.170 viagens, dez a mais que a oferta de um dia útil típico. Já na Linha 3-Vermelha, a oferta será de 1.249 viagens, oito a mais que o habitual.

Nos feriados de quinta e sexta-feira, com previsão de demanda menor, a frota de trens em operação em todas as linhas será semelhante à que circula em um domingo. No sábado e no domingo, a programação de viagens também não sofrerá alterações, devendo permanecer a mesma dos finais de semana.

Na segunda-feira (25), o Metrô antecipará o horário de abertura das estações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Nas linhas 1 e 3, as composições começarão a circular às 4h e na Linha 2, às 4h30. Na Linha 5-Lilás, as estações serão abertas para embarque às 4h40.

CPTM

Na quinta e sexta-feiras, os trens irão circular a exemplo de um domingo típico. Já no sábado e domingo, a operação será feita normalmente, com intervalos habituais para esses dias.

EMTU

No feriado de Tiradentes e na Sexta-feira da Paixão, o sistema de ônibus metropolitano vai oferecer o mesmo número de viagens programadas para os domingos. No dia 23, a programação de viagens será a normal dos sábados.

Correios

Todas as agências dos Correios estarão fechadas nos dias 21, 22 e 24, com exceção da agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que funcionará das 9h às 17h. Já no dia 23, o expediente será até as 12h em cerca de 30 unidades, como as agências Vila Mariana, Santana, Adolfina de Pinheiros, Aeroporto de Congonhas, Osasco e São Caetano do Sul. A Agência Central de São Paulo, situada no Vale do Anhangabaú, terá expediente das 8h às 14h.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento permanecerão fechadas durante todo o feriado e só reabrem na segunda-feira (25).

Abastecimento

Na quinta-feira, os mercados municipais funcionarão durante o dia, com o horário variando a depender do local. Apenas o mercado municipal de Tucuruvi estará fechado. Todos abrem nos dias 22 e 23. Já no dia 24, o funcionamento é normal com exceção dos mercados de Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, Pinheiros, Santo Amaro e São Miguel.

Os sacolões também funcionarão durante os dias 21, 22 e 23, com o horário variando a depender do estabelecimento. O sacolão do Jaçanã estará fechado nos três dias. No dia 24, além do Jaçanã, estarão fechados os sacolões de Estrada do Sabão, Santo Amaro e São Miguel.

Saúde

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão ininterruptamente. As AMAs abrem de segunda-feira a sábado, inclusive nos dias 21, 22 e 23, das 7h às 19h. As unidades que atendem 24 horas abrem todos os dias, sem interrupção.

As AMAs Especialidades fecham nos dias 21 e 22; no sábado (23) funcionam normalmente. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Ambulatórios de Especialidades fecham no dia 20, voltando a atender na segunda-feira.

Assistência Social

Os serviços de emergência e acolhida atenderão 24 horas, ininterruptamente, todos os dias. São eles: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida (antigos albergues). O Centro de Referência de Cidadania do Idoso, a Loja Social, o Restaurante-Escola, os Centros para Criança e Adolescente, o Centro de Referência de Assistência Social, a Coordenadoria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social permanecerão fechados.

Cultura

As bibliotecas de bairro abrirão apenas no dia 23 e a Biblioteca Pública Circulante Mário de Andrade permanecerá fechada todos os dias. Os Bosques da Leitura também atenderão somente no dia 23.

O Centro Cultural São Paulo abrirá todos os dias, mas a biblioteca fechará nos dias 22, 23 e 24. O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abrirá nos dias 21 e 22, das 10 às 18h, e no dia 23, das 10h às 20h. No dia 24 ficará fechado.

Os teatros Artur Azevedo, Cacilda Becker, Décio de Almeida Prado, João Caetano, Paulo Eiró e Zanoni Ferrite fecharão apenas no dia 21; nos demais dias terão programação normal. Estão fechados para reforma os teatros Municipal, Alfredo Mesquita, Flávio Império e Martins Penna.

Parques

Os parques municipais abrirão normalmente todos os dias.

Educação

Nos dias 21 e 22 de abril, não haverá aulas em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Os CEUs abrirão em todos os dias para atividades culturais e esportivas nos horários habituais.

Poupatempo

Os postos fixos do Poupatempo na capital (Sé, Luz, Santo Amaro, Itaquera e Cidade Ademar) e o atendimento por telefone não vão funcionar nos dias 21 e 22. No sábado (23), apenas o teleatendimento estará disponível das 6h30 às 15h. Na segunda, o horário de atendimento é normal nos postos, com exceção do Poupatempo Taubaté, que permanecerá fechado em função do feriado municipal em comemoração ao Dia de São Benedito.

Procon

Os postos de atendimento pessoal da Fundação Procon-SP localizam-se dentro do Poupatempo Sé, Poupatempo Santo Amaro e Poupatempo Itaquera. . Por isso, o horário de funcionamento é o mesmo do Poupatempo.

Esportes

Os Clubes Municipais abrirão todos os dias, mas apenas para as atividades de esporte e lazer, nos horários habituais.

Trabalho

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) não funcionarão nos dias 21 e 22. No sábado, as instalações do CAT Luz, Itaquera, São Mateus, Santana, Interlagos e Lapa abrirão normalmente, das 7h às 13h. Já as agências do banco de microcrédito São Paulo Confia suspendem o atendimento na tarde de quarta-feira (20) e reabrem na segunda-feira (25).

Shopping

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informa que os shoppings de São Paulo devem ficar abertos entre as 11h e as 22h (praças de alimentação e áreas de lazer) e entre as 14h e às 20h (lojas) na quinta, sexta e domingo. No sábado, o horário de funcionamento para praça de alimentação e lojas é das 10h às 22h. Segundo a associação, o horário é facultativo para as lojas e pode variar dependendo do shopping.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições