Veja o que abre e o que fecha no Natal em SP

Veja o que abre e o que fecha no Natal em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Por conta das festividades de Natal no próximo sábado (25), o funcionamento das repartições públicas e dos serviços municipais e particulares de São Paulo terão seus horários de funcionamento alterados no próprio feriado e na sexta-feira (24).

Os shoppings da capital paulista, por exemplo, ficam abertos na véspera de Natal até as 18h, e no dia 25 o funcionamento é opcional. Já as repartições municipais têm ponto facultativo também no dia 24. Confira a seguir outras informações sobre o que abre e o que fecha neste feriado.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias da capital paulista e da região metropolitana funcionam das 9h às 11h na véspera de Natal. No interior de São Paulo, os bancos abrem um pouco mais cedo e trabalham das 8h às 10h.

Shoppings

A maioria das praças de alimentação e das áreas de lazer dos shoppings de São Paulo funciona das 10h às 18h no dia 24. Alguns estabelecimentos que abrem um pouco mais cedo, às 9h. No dia 25, a abertura é facultativa das 14h às 20h.

Correios

As agências dos Correios funcionam na véspera de Natal (24) em horário especial, das 9h às 12h. Nos dias 25 e 26, mesmo as agências que normalmente fazem plantão ficarão fechadas. Os serviços de Sedex Hoje, Sedex 10, Sedex Mundi e Disque Coleta não serão oferecidos no dia 24.

Metrô e Trem

Tanto as estações de Metrô como de Trem funcionam normalmente nos dias 24 e 25.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo atendem das 7h às 12h no dia 24, e permanecem fechados no dia 25.

Procon

Na véspera de Natal, os postos de atendimento do Procon localizados dentro das unidades Sé, Santo Amaro e Itaquera do Poupatempo funcionam das 7h às 12h. O atendimento telefônico funciona das 8h às 12h. Já no dia 25 não há expediente.

Saúde

Os hospitais, pronto-socorros e serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionam normalmente nos dias 24 e 25 das 7h às 19h. As unidades que funcionam 24 horas abrem nos dois dias sem interrupções.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades ficam fechadas nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e voltam a funcionar na segunda-feira, dia 27.

Subprefeituras

As praças de atendimento das Subprefeituras não funcionam no dia 24. O atendimento volta ao horário normal na segunda-feira (27).

Cultura

Todos os estabelecimentos ligados à Secretaria Municipal de Cultura ficam fechados nos dias 24, 25 e 26.

Educação

Os CEUs (Centros Educacionais Unificados) e as creches municipais não abrem nos dias 24 e 25, reabrindo normalmente no domingo (26).

Assistência Social

Os Abrigos e Casas de Acolhida, as centrais de Atendimento Permanente e de Emergência, os Centros de Referência da Criança e do Adolescente e os Centros de Acolhida, os antigos albergues, funcionam sem interrupções nos dias 24, 25 e 26.

Entretanto, permanecem fechados no fim de semana do Natal o Centro de Referência de Cidadão do Idoso, a Loja Social, o Restaurante-Escola, os Centros para Criança e Adolescente, o Centro de Referência e Assistência Social, a Coordenadoria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social.

Abastecimento

Os mercados municipais de São Paulo funcionam no dia 24 nos seguintes horários: Paulistano, das 6h às 18h; Central Leste e Vila Formosa, das 8h às 13h; Kinjo Yamato, das 8h às 15h; Lapa, das 8h às 16h; Ipiranga, Pirituba, São Miguel Paulista e Teotônio Vilela, das 8h às 17h; Penha, Pinheiros, Santo Amaro e Sapopemba, das 8h às 18h; Guaianases e Tucuruvi, das 8h às 19h. Os sacolões e as feiras livres operam nos locais e horários habituais.

No dia 25, todos os mercados permanecem fechados, com exceção do Central Leste, que funciona até às 15h. Neste dia, apenas cinco sacolões abrem e trabalham até as 13h: Cohab Adventista, Cidade Tiradentes, Estrada do Sabão, Lapa e Freguesia do Ó.

Verde e Meio Ambiente

Todos os parques municipais permanecem abertos ao público nos dias 24, 25 e 26. No Parque Ibirapuera, o acesso pelo portão 10 acontece das 5h à 0h, enquanto que, nos demais portões, é feito das 5h às 18h, no dia 24, e das 5h às 20h no dia 25. O Parque das Bicicletas também abre todos os dias.

Esportes

Os Clubes da Cidade oferecem atividades recreativas e esportivas no dia 24 até as 12h, mas ficam fechados nos dias 25 e 26.

Trabalho

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho, do CAT Móvel, do banco de microcrédito São Paulo Confia e da Tenda do Trabalhador não funcionam nos dias 24, 25 e 26, e abrem somente na segunda-feira (27).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições