Veja os horários especiais no Rio para o jogo do Brasil nesta sexta

Veja os horários especiais no Rio para o jogo do Brasil nesta sexta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

A seleção brasileira enfrenta, nesta sexta-feira (2), às 11h, a Holanda, pelas quartas de final. Por causa do jogo, vários serviços como bancos, shoppings, supermercados, repartições públicas, correios e escolas vão funcionar em horários diferenciados no Rio de Janeiro. Os transportes também terão esquemas especiais.

Confira os serviços que terão programação alterada durante a partida entre Brasil e Holanda.

Bancos De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos abrirão das 8h às 10h30 e das 14h às 16h nas capitais dos Estados e regiões metropolitanas e, nas cidades do interior, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30.

A Febraban lembra que, mesmo durante o horário do jogo, a população poderá utilizar os serviços de Internet Banking e os caixas eletrônicos que funcionarão normalmente, mesmo durante a partida.

Comércio As lojas do comércio popular da Saara (Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega), no Centro do Rio, vão abrir às 9h e fechar às 11h. Depois do jogo, o comércio volta a funcionar às 13h. Televisores de 61 polegadas e telões serão instalados nas ruas Regente Feijó e Buenos Aires para que as pessoas possam acompanhar a partida.

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio (CDL) informou que não há uma orientação para o horário de funcionamento das lojas de rua. Os proprietários vão decidir individualmente como será o expediente nestes dias.

Os shoppings vão funcionar em horário facultativo. De acordo com a assessoria do Barrashopping, o shopping abre às 14h. As lojas do Shopping Rio Sul fecham meia hora antes do início da partida e reabrem meia hora após o fim do jogo. Já o Iguatemi terá as lojas fechadas uma hora antes dos jogos do Brasil com abertura uma hora após o término das partidas. O Norteshopping começa a funcionar às 13h30.

Supermercados Os supermercados também vão fechar as portas meia hora antes do jogo e reabrirão meia hora depois. A informação é da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj).

Correios As agências dos Correios vão interromper as atividades no intervalo das 10h30 às 13h.

Repartições públicas A Prefeitura do Rio informou que quando a partida for às 11h, a norma é que seja ponto facultativo durante todo o dia para os servidores públicos municipais. O mesmo também vale para as repartições públicas estaduais.

Para os servidores públicos federais, o Ministério do Planejamento publicou portaria que estabelece horários diferenciados durante a Copa do Mundo. Nos dias em que os jogos forem às 11h, o expediente será interrompido às 10h30 e recomeçará às 14h30.

De acordo com a portaria, as horas não trabalhadas terão de ser compensadas posteriormente.

Para as três esferas públicas as regras não se aplicam aos serviços essenciais de natureza contínua, que deverão ser prestados normalmente, sem interrupção, como por exemplo, Saúde e Segurança.

Escolas A Secretaria municipal de Educação informou que nos dias em que os jogos do Brasil forem realizados às 11h será decretado ponto facultativo. Não haverá aula nas escolas municipais. O mesmo vale para as escolas estaduais. Já nos estabelecimentos particulares, cada instituição determina o funcionamento de suas escolas.

Postos do INSS e da Previdência Social Os postos de atendimento ao público do INSS e da Previdência Social vão encerrar o expediente às 10h30. Às 14h vão voltar a funcionar normalmente.

No entanto, a central de atendimento telefônica, no número 135, funciona normalmente nos dias de jogo do Brasil, sem interrupção.

Tribunal de Justiça O Tribunal de Justiça do Rio informou que não haverá expediente para os funcionários do órgão nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Trem Para atender à população que irá assistir ao jogo entre Brasil e Holanda, às 11 horas, a SuperVia colocará trens extras, de acordo com a demanda de passageiros. Profissionais ficarão de plantão nos principais terminais e, caso haja necessidade, a concessionária realizará as viagens extras.

Barcas   A concessionária Barcas S/A funcionará normalmente durante jogo do Brasil na Copa. Das 7h às 10h, os intervalos na linha Niterói-Praça XV-Niterói serão de 10 minutos. Das 10h às 16h20, as partidas acontecerão a cada 20 minutos. A partir das 16h20, a linha volta a operar com intervalos de 10 minutos, até as 20h. Após as 20h, as partidas serão a cada 30 minutos.

Mesmo com operação normal, a concessionária informou que está pronta com embarcações extras para atender um possível aumento no número de passageiros antes do jogo da seleção.

Metrô   A concessionária Metrô Rio informou que para atender os torcedores, a empresa vai reforçar o número de bilheterias e agentes de segurança nas estações de maior fluxo. Caso haja necessidade, trens extras entrarão em circulação antes e depois da partida.

Quem trabalha no Centro e não for liberado para assistir ao jogo poderá acompanhar todos os lances a partir das 10h30 e um telão colocado na estação Carioca.

Energia elétrica De acordo com a Light, concessionária que administra a rede elétrica da cidade do Rio, 70 profissionais reforçarão o atendimento durante a Copa. A companhia informou que trabalhará em regime de atenção máxima. O Centro de Operações e as principais subestações na área de atuação da empresa de energia vão ter operadores de plantão.

A concessionária garantiu que haverá equipes posicionadas nas proximidades de locais de grande concentração de público.

Os canais de atendimento disponíveis durante os jogos são o Disque-Ligth Emergência (800 021 0196), o Disque-Light Comercial (0800 282 0120)) e o Disque-Light para Deficientes Auditivos (0800 285 2453).

A Ampla, concessionária que administra a rede de energia elétrica da Região Metropolitana do Rio, informou que reforçará o efetivo de equipes de emergência, de manutenção e de atendentes da Central de Relacionamento durante a Copa do Mundo.

A ampla contará com 80 equipes extras de emergência e manutenção, totalizando 160 equipes de plantão. A Central de Relacionamento (0800 28 00 120) também receberá reforço de pessal durante o trabalho de 24 horas por dia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições