Velocidade média do Metrô-SP cai até 7% em um ano

Velocidade média do Metrô-SP cai até 7% em um ano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

Os usuários dos trens do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) estão demorando mais para chegar a seus destinos finais. Isso acontece porque a velocidade média caiu até 7% em apenas um ano - entre 2009 e 2010. Além disso, também houve aumento no intervalo entre a passagem de cada trem, o que significa que a espera nas plataformas está maior.

A queda na velocidade foi registrada em todas as linhas da rede. A maior redução foi na Linha 2-Verde, justamente a que já apresentava um desempenho inferior. Nesse ramal as estações são mais perto uma da outra e por isso o trem não consegue alcançar altas velocidades. A média, de 29,4 km/h em 2008, chegou a aumentar para 29,6 km/h no ano seguinte, mas caiu para 27,5 km/h em 2010, uma redução de 7%. A Linha 3-Vermelha foi a que teve a segunda maior redução na velocidade média. O índice passou de 34,4 km/h para 33,9 km/h e depois para 32,7 km/h, queda de 4%.

O superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Marcos Pimentel Bicalho, lembra que o metrô está operando no limite de sua capacidade.

- Um sistema no limite é prejudicado com o atraso no fechamento das portas, o que prolonga o tempo de viagem. Houve também uma série de incidentes operacionais neste último ano e falhas que contribuíram para a queda na velocidade média.

O Metrô afirma que a queda no desempenho dos ramais que têm trechos em superfície - principalmente as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha (que transportam 1,4 milhão de pessoas por dia cada) - deve-se ao aumento no número de dias chuvosos. A velocidade dos trens é automaticamente reduzida nesses casos por questões de segurança. Os dados da companhia apontam que houve um aumento de 137 para 143 dias com picos de chuva - entre 2008 e 2010.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições