MENU

Vem aí o dia da França em São Paulo

Vem aí o dia da França em São Paulo

Atualizado: Sábado, 7 Março de 2009 as 12

No próximo dia 12 de julho, o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Consulado Geral da França, realiza no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, o Dia da França em São Paulo em comemoração ao Ano da França no Brasil.

O evento começa às 8h com a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social, promovida pela Câmara de Comércio Brasil-França, que vai percorrer a Avenida Lineu de Paula Machado, e termina às 22h com um grande baile francês no Parque da Água Branca.

Durante todo o domingo, diversas atrações estarão à espera do público. Será possível, por exemplo, degustar pratos franceses preparados por grandes chefs como Eric Jacquin, proprietário do restaurante La Brasserie, e Laurent Suaudeau, a preços populares. Também estão programadas apresentações e intervenções da Transe Express, uma das maiores companhias artísticas da França. Em cena, o espetáculo Cabaret Français, preparado especialmente para as comemorações do Ano da França no Brasil.

Outra atração será o Encontro Brasil-França de Parkour, o maior já realizado no país, que vai reunir cerca de 300 esportistas brasileiros e franceses. Também estão programadas apresentações artísticas dos adolescentes da Fundação CASA que farão uma homenagem à cultura francesa e a apresentação da Escola de Volteio do Regimento de Polícia Montada "9 de Julho", a Cavalaria da Polícia Militar. Confira a programação e agende-se!

1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social

Promovida pela Câmara de Câmara de Comércio Brasil-França, a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social terá parte da renda obtida com as inscrições (R$ 45) destinada a projetos sociais, como a Casa do Zezinho. Os participantes poderão escolher entra a caminhada de 4 quilômetros ou a corrida de 7,5. A largada acontece na Avenida Lineu de Paula Machado (atrás do Jockey Club), às 8h.

Village Français

Com o objetivo de popularizar a culinária francesa, será montado, em dois pavilhões do Parque da Água Branca, o Village Français, ou Vilarejo Francês, que reunirá cerca de 10 barracas-restaurante conduzidas por importantes chefs franceses. Patrick Ferry, do Hotel Sofitel, Laurent Suaudeau e Eric Jacquin, proprietário do restaurante La Brasserie, bem com famosos espaços gastronômicos como o Orbacco, SP Gourmet e Crêpe de Paris, e a casa de vinhos Le Tire Bouchon, servirão comidinhas típicas francesas a preços bem populares.

Transe Express

No Dia da França em São Paulo, a Companhia Transe Express, uma das mais importantes da França, apresentará o espetáculo Cabaret Français, montado especialmente para sua turnê no Brasil. Em cena, os 'Tamboures Napoleonianos', com canções francesas mescladas com swing, soul e funk simultaneamente executadas com intervenções visuais como contorcionismo, trapézio, faquirismo e magia, uma referência às tradições francesas. Além do espetáculo, cerca de 25 artistas da Companhia irão interagir com o público durante todo o dia nos diversos espaços do Parque.

Também no domingo, o artista circense francês Julot, integrante do famoso grupo francês Les Cousins, apresentará, em duas sessões de 20 minutos cada, o espetáculo "Hula Hoopla" (bambolês), quando se equilibrando numa pequena plataforma presa a um mastro de nove metros de altura, 'brinca' com inúmeros bambolês, enlouquecendo a platéia que alterna momentos de fascínio e tensão.

Parkour

No Dia da França em São Paulo, a Secretaria de Esportes do Município de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Parkour e o grupo Geração Tracer, realiza o Encontro Brasil-França de Parkour.

Previsto para ser o maior encontro já realizado no país, a expectativa é que mais de 300 participantes de todos os grandes grupos do Brasil participem do evento. Além de uma estrutura montada especialmente para o Dia, instrutores auxiliarão os interessados em praticar este esporte tipicamente francês.

O encontro terá a participação de dois consagrados praticantes franceses: Thomas Couetdic e Kazuma, conhecidos por atuarem no ensino de Parkour em vários países, e participarem de obras publicitárias e filmes hollywoodianos.

Programação :

08h - Corrida e caminhada

www.caminhadapelainclusao.com.br

Das 09h às 17h - Encontro Brasil-França de Parkour

13h00 - Abertura da ''Village Français'' com barracas-restaurante que oferecerão comidinhas francesas a preços bem populares preparadas pelos melhores chefs franceses de São Paulo

15h - Apresentação da Cavalaria da PM

16h30 - Atrações no palco

18h30 às 21h30 - Baile francês com Banda Orquestra

veja também